A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu boletim que alerta para riscos de temporais por todo o Rio Grande do Sul. De acordo com o aviso, áreas de instabilidade se espalham e as chuvas acontecem em todo o estado desde ontem quarta-feira (14).
"Os volumes mais expressivos são localizados na Metade Oeste, onde tem chance de temporais, rajadas de vento, descargas elétricas e até queda de granizo. Nas demais áreas, as pancadas são de fraca intensidade e de curta duração", informa o boletim.
Nesta quinta-feira (15), as áreas de instabilidade seguem pelo estado e se associam a uma frente fria. "Com isso, as chuvas ganham força no Rio Grande do Sul e há risco de novos temporais em toda a Metade Norte", alerta a meteorologista da Sala de Situação, Cátia Valente. Serão atingidas as regiões Noroeste, Centro-Norte e Nordeste, bem como a capital e a Região Metropolitana.
Para sexta-feira (16), as instabilidades devem perder força, e o sol volta a predominar pelo estado, segundo o relatório. "Porém, no final do dia, volta a chover na faixa Norte, com risco de temporais isolados no Noreste", detalha Cátia. Na Metade Sul, a previsão é de tempo firme.
Texto: Maurício Tomedi/Ascom Sema
Edição: Sílvia Lago/Secom