Depois de diversas tentativas e ajustes na agenda, a Comitiva de prefeitos da AMGSR, foi recebida pelo Secretário Estadual de Saúde - João Gabbardo dos Reis, na última semana em Porto Alegre.
Coordenada pela Presidente do COFRON - Prefeita de Porto Vera Cruz - Vanice Helena de Matos e pelo ex-presidente da AMGSR - Prefeito Olívio Casali foi apresentado ao Secretário uma série de reivindicações da Região, como: Solicitar que seja estabelecida uma Ordem Cronológica de pagamentos das pendencias; Previsão de pagamentos nos repasses atrasados; Reajuste dos Programas e incentivos como: UPA, SAMU, SAÚDE BUCAL, HOSPITAIS, ESF, NASF e outros; Funcionamento da UTI ABOSCO; Traumatologia - Serviço de Urgência e Emergência e Média complexidade no Hospital São Vicente de Paula de Três de Maio e alta complexidade no Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa; Que a Secretaria Estadual da Saúde informe a até a segunda quinzena de dezembro/2016, através do setor competente, os valores devidos pelo estado a cada município até 31/12/2016.
Em resposta as reivindicações o Secretário disse: que os pagamentos estão sendo realizados conforme foi acordado com a FAMURS, cuja entidade que tem definido cada mês quais programas a serem pagos pela Secretaria. Ao que a região deve contatar, para que sejam revistos os critérios. Quanto aos Atrasos nos repasses Municipais, disse o Secretários que os mesmos serão pagos de forma decrescente. Pois conforme o Secretário "este governo tem compromisso com as pendências da gestão deste governo, as quais ele quer cumprir" ..... somente depois disso, começará a apagar saldos devedores do governo anterior. Referente o Reajuste dos Programas e incentivos como: UPA, SAMU, SAÚDE BUCAL, HOSPITAIS, ESF, NASF e outros - o secretário foi claro que não tem recursos pra aplicação dos repasses, a alternativa será a readequação dos serviços, para que não venha a onerar mais os cofres municipais, em vista de que nem o governo federal e nem o governo estadual terão condições de aumentar o valor dos repasses.
Sobre o Funcionamento da UTI ABOSCO - o Secretário é conhecedor da necessidade deste serviço bem como da importância da mesma no contexto regional, porém existem tramites obrigatórios e um deles é a necessidade da mesma funcionar pelo menos um ou dois meses, para só depois conseguir ser cadastrada no Governo Federal. Existem tratativas para que isso se viabilize segundo o secretário. Quanto ao serviço de Traumatologia - Urgência e Emergência e Média complexidade no Hospital São Vicente de Paula de Três de Maio, o Secretário comprometeu-se em rever os contratos, sinalizando possível ajuste no repasse do hospital, para manter o serviço de média complexidade no Hospital de Três de Maio, cujo valor está bem defasado. Outra preocupação dos prefeitos é quanto ao fechamento das contas e o final de mandato. O secretário comprometeu-se em repassar informações até a segunda quinzena de dezembro/2016, dos valores devidos pelo estado a cada município até 31/12/2016. Isso ajudará os municípios, a justificarem a falta de recursos, salientando que as informações serão repassadas a cada município via FAMURS.
A reunião, foi clara e objetiva, voltamos com a missão de que precisamos nos readequar a uma nova realidade. Não podemos perder a esperança, mas acreditamos que o próximo ano ainda será de muitos cortes, e readequações para que se possa manter os serviços essenciais.