A empresa Orgreen é uma das empresas incubadas pelo Horizonte Ambiente Empreendedor, a incubadora tecnológica mantida pela FAHOR em parceria com a Administração Municipal de Horizontina. A Orgreen possui como sócios os empreendedores Tiago Wesling, Franciele da Conceição, Betina Mayer e Diego Mayer.
As empresas que recebem recursos de inovação do Sebrae precisam apresentar, a cada dois meses, as etapas do projeto e o que está sendo desenvolvido. Na última apresentação, a Orgreen recebeu o responsável pela aprovação da parte técnica, Fernando Eisele, técnico do Sebrae.
Os sócios Tiago Wesling, Franciele da Conceição, Betina Mayer e Diego Mayer relatam que atualmente o projeto está na fase de desenvolvimento do protótipo de turbinas e do sistema para gerar vapor de água superaquecido. Diego explica que a primeira versão da turbina desenvolvida já foi testada, no entanto, utilizando ar comprimido, que apresentou resultados muito satisfatórios. A segunda versão da turbina também já foi desenvolvida e projetada e no momento está na fase de fabricação.
"O novo conceito de Turbina a Vapor que está sendo desenvolvido por nós, visa a eficiência e baixo custo para aplicações em baixas potências, de aproximadamente 20 kW. A proposta da Turbina compreende uma solução para geração de energia elétrica, que aproveita a energia de calor residual desperdiçada pelo próprio motor a pistão, como o de um grupo-gerador a diesel ou a gás", explicou Diego.
A Coordenadora do Horizonte Ambiente Empreendedor, Cátia Felden Bartz, explica que a empresa deu entrada com o pedido de registro de Patente Verde. "O programa Patentes Verdes tem como objetivo contribuir para as mudanças climáticas globais e acelerar a análise dos pedidos de patentes relacionados com tecnologias voltadas para o meio ambiente", comenta Cátia.
Assessoria Fahor