VI Conferência Municipal de Assistência Social debate a consolidação do SUAS


No dia 6 de agosto, ocorreu a VI Conferência Municipal de Assistência Social de Três de Maio e teve como tema "Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez Rumo a 2026". O evento foi realizado na Casa da Cidadania e contou com a presença de cerca de 130 pessoas. Antes dos pronunciamentos, foi realizada uma explanação sobre a campanha "Para Poder Abraçar", que é em prol de Raíssa Victória, uma menina de quatro anos, que possuí "Epidermólise Bolhosa", uma doença genética rara, caracterizada por grande sensibilidade na pele.

Em uso da palavra, a secretária de Desenvolvimento Social, Mirian Geneci Schröder, agradeceu a presença do público e destacou que a Conferência é um espaço para debater as políticas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos, parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo expressivo público e desejou um bom evento.



O delegado regional de Desenvolvimento Social, Roque dos Santos, destacou que as Conferências são momentos para analisar o que está sendo desenvolvido e planejar o que se quer de ações junto à comunidade.

O prefeito municipal, Olívio José Casali, agradeceu a parceria com o Legislativo, que caminha junto ao Executivo para o desenvolvimento de Três de Maio e enfatizou que a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza um belo trabalho no município, em todas as faixas etárias.

A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Nadir Gabe, destacou que é muito importante debater a consolidação do SUAS e declarou aberta a VI Conferência da Assistência Social de Três de Maio.

Na sequência, foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno, e se iniciaram as apresentações artísticas do Coral A Arte de Cantar na Melhor Idade, do Grupo de Taekwondo e do Grupo de Capoeira, todos atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Em seguida, a secretária, Mirian Geneci Schröder, e a conselheira Fabiane Freoder, realizaram uma explanação sobre a política de Assistência Social de Três de Maio e a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Sra. Carla Capitanio, mediou os debates, parabenizando o município pelas atividades ofertadas.

Para encerrar as atividades da manhã, a Associação de Deficientes Visuais e Amigos Nova Vida (ASDEVI) realizou três apresentações musicais.

Após o almoço, os trabalhos iniciaram-se com a apresentação do grupo de danças Anitas na Melhor Idade, do grupo de Taekowodo e do grupo de Capoeira, com crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.
 
De imediato, ocorreu a formação dos grupos para discussão e deliberações de cada subtema, bem como, a escolha dos delegados que estarão representando nosso município na Conferência Estadual, sendo eleitos: Titular Governamental - Bianca Schardong, Suplente Governamental - Marlise Deak; Titular Sociedade Civil - Fabiane Freoder, Suplente Sociedade Civil - Sueli Maria Bender Kipper; Titular Usuários - Célia Maria Espanhol, Suplente Usuários - Maria Thormes.


Fonte: Comunicação Prefeitura Três de Maio
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter