Sema debate a conservação da onça pintada no Parque Estadual do Turvo


A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) promove, no sábado (19) e domingo (20), no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, o 1º Curso Ecologia e Conservação de Carnívoros. A iniciativa faz parte das ações que constituem o Plano de Conservação da Onça Pintada, elaborado por instituições de pesquisa, gestão e extensão.

A finalidade é capacitar profissionais e estudantes a desenvolver ações de conservação de carnívoros, estudos técnicos e também contextualizar o Projeto Onças do Turvo, recentemente criado. A Sema apoia a realização do curso, organizado pelo pesquisador Lucas Gonçalves, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação de proteção integral, localizada na margem do rio Uruguai e é considerado o último refúgio no Rio Grande do Sul de diversas espécies, como a onça-pintada (Panthera onca).

Esta espécie de felino de grande porte encontra-se como criticamente em perigo de extinção no RS devido principalmente à perda e à fragmentação de seus ambientes. Apesar das ameaças à conservação da espécie, recentemente um novo exemplar de onça pintada foi fotografado na área do parque.

Texto: Catarina Gomes/ Ascom Sema

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter