RÚSTICA TRÊS DE MAIO 60 ANOS FOI UM SUCESSO


Em alusão aos 60 anos da emancipação política-administrativa do município de Três de Maio, comemorado em 2015, ocorreu, no dia 16 de agosto, a Rústica Três de Maio 60 Anos. O evento contou com mais de 600 atletas de 21 municípios, que competiram nas modalidades de 800 metros, 2,5 km e 5 km. As categorias foram divididas entre feminino e masculino, e por idade, e ao todo 105 pessoas foram premiadas.

O percurso da competição foi realizado nas avenidas que receberam recapeamento asfáltico, que foi uma conquista do Executivo Municipal, junto ao Badesul. A nova pavimentação compreende cerca de 5 km e o investimento foi de mais de R$ 2 milhões, sendo que mais de R$ 400 mil foram de contrapartida do Município.

Após o encerramento das corridas nas três modalidades, as voluntárias do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), realizaram um Flashmob, que é uma ação de conscientização e significa uma 'aglomeração instantânea', na qual 30 mulheres representam as vidas que se perdem diariamente em função do câncer de mama no Brasil.

Em uso da palavra, o prefeito municipal, Olívio José Casali, saudou os atletas dos 21 municípios, que estiveram participando do evento e destacou que a Rústica foi o ato inaugural do recapeamento asfáltico do município. "Nos 61 anos de Três de Maio iremos realizar uma nova Rústica, que deve ocorrer na Semana do Município, e pretendemos inaugurar o recapeamento asfáltico da avenida Pasqualini, cujo obras devem iniciar, na próxima semana", ressalta.

O presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos, parabenizou os organizadores do evento e agradeceu aos patrocinadores. "Quero realizar uma saudação especial aos que mais incentivam o esporte no nosso Município, os educadores físicos. Quero parabenizar a Academia Movimento, Academia Cia do Corpo, Academia Central Fitness, Evidence Studio Personal e Fartlek, que tiveram grupos participando da Rústica", enfatiza.

Para o coordenador de Departamento de Esportes, Luciano Martinelli, o evento foi um sucesso, graças à colaboração de todos os organizadores e apoiadores. "Gostaria de parabenizar todos os atletas que completaram seus percursos e ressaltar que todos foram vitoriosos", enfatiza.

César Springer, coordenador do Programa AABB Comunidade, destaca que a Rústica Três de Maio 60 Anos foi organizada para resgatar uma atividade física voltada à saúde, prazerosa e que pode ser executada individualmente e nos mais diversos espaços físicos. "Fica a certeza de que eventos como este nos enchem de alegria e nos motivam ainda mais, para organizar a próxima edição, pois é extremamente gratificante ver pessoas superando limites em busca de uma melhor qualidade de vida", enfatiza.

A inscrição no evento era a doação de 1 km de alimento não perecível ou um agasalho, sendo que os alimentos arrecadados serão doados para o Lar Bom Pastor, de Ivagaci, e para a Instituição Humanitária Atos de Filhos, de Santo Ângelo. Os agasalhos serão doados para o Bazar Beneficente em prol de Raíssa Vitória, da Campanha Para Poder Abraçar.


CORRIDA REFORÇA LAÇOS FAMILIARES E CRIA VÍNCULOS DE AMIZADE

Há cerca de três anos, o três-maiense Mateus Kehl começou a realizar atividades físicas, com o intuito de perder peso. Seus pais, Jurandi Kehl e Maria Janete Meinerz, resolveram começar a praticar atividades físicas também, para incentivar o filho e melhorar a qualidade de vida da família.

Mateus destaca que, em 2014, começou a correr e participar de rústicas, influenciado por sua personal trainer, e seus pais, vendo seu desempenho e progresso, passaram a pegar gosto pela corrida. "Começamos a correr na academia e, depois fomos correr na rua, pequenas distâncias e depois aumentando o percurso. Entramos em dieta juntos, começamos a correr juntos e, quando ficamos sabendo da Rústica Três de Maio 60 Anos resolvemos que iríamos participar", enfatiza.

Os três integrantes da família participaram da Rústica na modalidade de 5 km, sendo que Mateus ficou com o 14º lugar na categoria de 16 a 19 anos, Jurandi ocupou a 5º colocação na categoria de 50 a 54 anos e Janete conquistou a 3ª posição do pódio, na categoria de 45 a 49 anos.

Mateus salienta que ficou muito feliz de ver seus pais no pódio, pois foi a primeira rústica de ambos. "Para nós, correr se tornou um hobby. Ficamos muito contentes em participar do evento, pois testamos nossos limites e ainda levamos para casa duas premiações", enfatiza.

Para a família, a Rústica Três de Maio 60 Anos foi motivadora e desafiadora e os três já adiantam que se farão presentes na próxima edição do evento, que está prevista para ocorrer, em maio de 2016.


Filha se espelha no pai

Uma das imagens que chamou atenção na Rústica Três de Maio 60 anos foi a grande participação dos pais, acompanhando seus filhos durante a corrida.

Para Nílton Martins da Costa, de Palmeira das Missões, realizar as provas das crianças antes dos adultos, foi um ponto muito positivo do evento. "Já participei de muitas competições e me agradou muito poder acompanhar minha filha no percurso, pois em outras cidades, o trajeto das crianças ocorre paralelamente ao dos adultos, o que impossibilita aos pais incentivarem seus filhos durante o percurso", destaca.

A companhia e o apoio do pai durante o trajeto da corrida foi um fator decisivo, para que Mariane Burchard da Costa conseguisse obter a 1ª colocação na modalidade de 800 metros, na categoria de 0 a 9 anos.

O pai enfatiza que Mariane se sente segura, quando ele está por perto e que também consegue se desempenhar melhor. "Mariane sempre gostou de esportes e, neste ano, ela começou a correr comigo. Toda vez que vamos correr ficamos nos incentivando mutuamente e impedindo que o outro desista até completarmos o percurso que traçamos", desta.

A corrida de 800 metros junto com a filha, também serviu de aquecimento para Nílton, que obteve a 3ª colocação na modalidade de 5 km, na categoria de 40 a 44 anos. "Fico muito feliz com as nossas premiações, mas para mim, não existe alegria maior do que ver a minha filha superar seus limites, fazendo uma coisa que gosta", enfatiza.


Brincando de correr surgem novos vínculos de amizade

Em 2012, um pequeno grupo de pessoas começou a se encontrar nos domingos de manhã, para brincar de correr pelas ruas da cidade, sob a orientação do educador físico, Kenny Gelain.

Com o passar dos anos, mais pessoas passaram a se interessar por este tipo de atividade física e o grupo foi crescendo, sendo que hoje, o Fartlek conta com 45 corredores, de todas as idades.

Kenny destaca que 32 integrantes do Fartlek participaram da Rústica Três de Maio 60 Anos e, destes, 8 pessoas subiram ao pódio, sendo que para a maioria, esta foi a primeira competição de que participaram. "Domingo foi um dia muito especial, que certamente ficará marcado para sempre na história de Três de Maio, pois pudemos observar crianças, jovens e adultos se superando, deixando de lado a vergonha para desafiarem a si mesmos", enfatiza.

O educador físico salienta que durante a corrida os integrantes do Fartlek estiveram incentivando seus colegas durante os trajetos e vibraram juntos a cada subida de um membro do grupo no pódio. "Foi através do amor pela corrida que criamos grandes vínculos de amizade", ressalta.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter