REGIÃO - GARABI: TRABALHOS ESTÃO SUSPENSOS E O DIRETOR É AFASTADO


O processo da Garabi sempre foi rodeado de dúvidas. Neste ano, as informações estavam sendo mais cobradas, a partir de iniciativa de lideranças da região, que montaram uma comissão regional que se reúne periodicamente.

Na semana passada, ocorreu uma nova reunião do grupo, em Porto Xavier. A reunião foi decisiva, pois confirmou uma suspeita: os estudos estão parados e as equipes estão em processo de desligamento. O assunto já havia sido da pauta de uma reunião anterior, em Porto Vera Cruz.

A coordenadora do Plano de Comunicação Social no Brasil, Mary Allegretti, e a coordenadora do cadastro, Élcia Ferreira, explicaram que os funcionários da ConsultGEL estão cumprindo aviso prévio de demissão. O contrato, firmado após licitação em 2012, expirou no final de janeiro e até agora não foi feito um aditivo.

Segundo Agnaldo Barcelos, coordenador do grupo de trabalho, a informação dada na reunião é que se em 60 dias não for resolvido o impasse contratual, o Consórcio vai abandonar o projeto.

Em nota, a Eletrobrás justificou a suspensão dos trabalhos em virtude de determinação judicial em Panambi.

''Como os estudos de inventário, realizados em conjunto por Brasil e Argentina, apontaram os AHE de Garabi (Cota 89m) e Panambi (130m) como a melhor alternativa para o aproveitamento do potencial hidrelétrico do trecho de rio em questão, a Eletrobras considerou mais adequado aguardar os desdobramentos jurídicos para que os dois empreendimentos sigam cronogramas paralelos. A empresa entrou com recurso junto ao TRF4''

Afastamento do diretor

Outro agravante no caso é o afastamento de Valter Cardeal. A Eletrobrás, por meio da Assessoria de Imprensa, confirmou o afastamento temporário do diretor. Há suspeita de que ele possa estar envolvido no esquema da Operação Lava Jato.

Grupo não vai parar com reuniões e atividades

Agnaldo disse que o grupo vai esperar por novidades até o final de setembro. Mesmo assim, as reuniões não serão suspensas. Deve ocorrer nas próximas semanas um seminário para membros da comissão, para entender como é o processo para construção da hidrelétrica.

Reunião ocorreu na semana passada. 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Xavier - Fonte: Rádio Missioneira

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter