Quatro cidades do RS não registraram nenhum óbito desde o início da pandemia


Desde o início da pandemia em fevereiro de 2020, mais de 27 mil pessoas no estado do RS perderam a vida devido ao Covid-19. Porém, ainda existem quatro municípios, das 497 cidades gaúchas, que não registraram nenhum óbito. Pedras Altas, na Região da Campanha; Guabiju, na Serra; e Novo Tiradentes e Benjamin Constant do Sul, no Norte.

Todas as quatro cidades têm cerca de 2 mil habitantes, o que facilita o distanciamento. Mas, estratégias de monitoramento de casos e vacinação são os principais motivos para essa conquista.

Em Guabiju, os primeiros casos de coronavírus foram registrados em junho de 2020. O serviço de saúde tem um posto e um hospital de pequeno porte. Em casos mais graves, é preciso viajar 45 quilômetros até Nova Prata ou acionar a central de leitos do estado.

Atualmente são três casos ativos na cidade, todos monitorados. Além disso, mais da metade da população está imunizada. Os profissionais da saúde ligam para a casa do morador avisando sobre a vacina.

Pedras Altas tem 46 casos ativos de coronavírus e o trabalho preventivo foi, segundo a prefeitura, o principal motivo para não ter nenhuma morte na cidade.

"Fizemos um trabalho incansável de prevenção, de entrega de kits de higiene, de orientação e entrega de máscara. Estamos trabalhando para que essa pandemia passe e a gente fique com os números zerados em óbitos na população", projeta o secretário municipal de Saúde, Celso Caetano.

Novo Tiradentes também não tem registro de mortes no estado. A cidade possui apenas dois casos ativos da doença. Mesmo imunizado, quem venceu a Covid sabe o que tem que fazer.

Em Benjamin Constant do Sul, a principal aposta da prefeitura é em um atendimento mais próximo. 

"A nossa equipe médica, nossa equipe de enfermeiros tem ido na casa desses pacientes uma, duas, cinco vezes, o quanto for necessário, e tem feito esse acompanhamento mais de perto. Eu acho que, entre outras ações, essa é uma que talvez tenha tido resultado", estima Ari José Gasparetto, secretário de Saúde de Benjamin Constant do Sul.

Aplicativo

Facebook


Twitter