Público de mais de 2 mil pessoas prestigia Jogos Rurais Sol a Sol em Tuparendi


A energia do sol que voltou a brilhar e a vibração das torcidas motivaram ainda mais os atletas rurais que participaram da fase regional da 34ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol, neste domingo (29/11), em Tuparendi. Um público superior a 2.500 pessoas prestigiou o evento, realizado na comunidade de São Marcos, interior do município.

Trinta e cinco modalidades esportivas garantiram a integração e a diversão das comunidades rurais de diferentes pontos do Noroeste gaúcho. Entre as competições, destaque para o plantio de saraquá, milho no buraco, corrida do saco, debulha de milho, corte de lenha, voleibol, futebol, chute no pneu, tricô e crochê, batida no prego, chute de pênalti, salto em distância, canastra, bocha, tiro 48, atletismo e câmbio e jogos adaptados para a terceira idade. O campeão geral das atividades, com o maior número de premiações, foi o município de Entre-Ijuís, seguido de Boa Vista do Buricá, Garruchos e Tuparendi.

Estiveram representados atletas de Dezesseis de Novembro, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Boa Vista do Buricá, Guarani das Missões, Porto Vera Cruz, Campina das Missões, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Santo Cristo, São Paulo das Missões, Porto Mauá, Porto Xavier, Ubiretama, Cerro Largo, Garruchos, Entre-Ijuís e Tuparendi.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito e o vice-prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak e Ivo Turra, o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldino Antonio Morin, o gerente regional e o adjunto da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Luiz Nelmo de Menezes Vargas e José Vanderlei Waschburger, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e Porto Mauá, Itálico Cielo, e o presidente da comunidade anfitriã, Celso Zamin. O gerente Luiz Nelmo Vargas destacou a importância de oportunidades como esta de confraternizar e celebrar o trabalho realizado ao longo do ano, através de uma atividade de lazer e recreação. "A grandeza do evento foi possível com a participação e o envolvimento da comunidade e organizadores, além dos colegas dos municípios da região, que se empenharam", avalia o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Tuparendi, Albino Motter, que em conjunto com a equipe local envolveu-se diretamente com a organização do evento.

O Sol a Sol, que surgiu em 1982, já resultou em mais de 15 mil obras e ações comunitárias, realizadas a partir de mutirões comunitários, reivindicações e com a aplicação dos recursos financeiros advindos dos jogos.

A 34ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Tuparendi, Comunidade de São Marcos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio de diversos parceiros do município e região e reuniu os atletas classificados nas etapas anteriores em 18 municípios da região.

Escolha dos Mais Belos Atletas
Mais de 50 atletas participaram do desfile para a escolha do Garoto e Garota Sol a Sol, Homem e Mulher Terceira Idade 2015. Um dos destaques foi a motivação e a organização das torcidas, que abrilhantaram o evento.

O título de Garota Sol a Sol ficou com Laís Rosana Franco, de Entre-Ijuís, seguida de Mariana Monegat, representando Tuparendi, e Joice Rezner, de Guarani das Missões, que ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. Já o Garoto Sol a Sol 2015 é Michael Abreu Bertolo, de Ubiretama, o 2º Garoto, João Paulo Carlesso, de Entre-Ijuís, e o 3º Garoto Sol a Sol, Rodrigo Dieminger Engroff, de Porto Xavier.

Também foram escolhidos os representantes da Terceira Idade: Homem Eugênio Rozek, de Ubiretama, 2º Homem Sol a Sol, Osmar Pillan, de Dezesseis de Novembro, e 3º Homem Sol a Sol, Leonor Antônio Lodi, de Porto Mauá. A faixa de Mulher Terceira Idade ficou com Nelsi Bremm Lenz, de São Paulo das Missões, seguida de Maria Thalita Wendling, representante de Boa Vista do Buricá, e de Maria Alzira Mombach, do município de Campina das Missões.

Próxima edição
A próxima fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol será sediada pelo município de Campina das Missões. Já em 2017, São Paulo das Missões receberá as comunidades rurais de toda a região.


Fonte: Comunicação Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter