SETREM sediará curso de Agricultura Conservacionista promovido pela Embrapa Trigo


A Embrapa Trigo vai promover nos dias 23, 24 e 25 de maio o curso de Agricultura conservacionista: conceitos, fundamentos e preceitos, realizado como apoio de SETREM e AENORGS. A formação terá como sede o Campus SETREM - Três de Maio - e a sede da Embrapa Trigo - Passo Fundo. O objetivo é contribuir para a implementação da agricultura conservacionista nas lavouras do Rio Grande do Sul.

"Com este curso, estaremos aprimorando a ingerência agronômica no manejo da fertilidade do solo e da água com consequente incremento da rentabilidade agrícola das cadeias produtivas que integram o agronegócio, como suporte ao crescimento econômico do Estado e ao bem-estar no meio rural e urbano", destaca o Ms. Jorge Lemainski que vai ministrar as aulas junto ao Dr. José Eloir Denardin, ambos da Embrapa Trigo.

Dentre os conteúdos trabalhados e atividades realizadas estarão: agricultura conservacionista - conceitos e preceitos I e II; obras hidráulicas para contenção da erosão; compactação do solo - riscos, danos e soluções; fixação biológica de nitrogênio; fertilidade do solo - fundamentos de algumas práticas, nutrição de plantas, correção da acidez e adubação; visita técnica - validação do sistema "terraço for windows" e manejo conservacionista do solo e da água em sistema de produção de grãos; física do solo e suas relações com a agricultura conservacionista; agricultura conservacionista e disponibilidade de água; práticas conservacionistas de natureza mecânica; semeadura em sistema plantio direto - atividade de campo e amostragem para análise da fertilidade do solo - prática de campo.

Aplicativo

Facebook


Twitter