Confira calendário de seleções que utilizam Enem para acesso ao Ensino Superior


O ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (18) o calendário dos processos seletivos que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, para acesso ao Ensino Superior, como o Sisu, o Fies e o ProUni.

O processo seletivo para esses programas vão estar disponíveis para os brasileiros que realizaram o Enem de 2016. Os procedimentos para inscrição são todos online e podem ser acessados a partir do site do ministério da Educação. Para participar, o estudante não pode ter zerado a redação.

O primeiro processo seletivo a ser aberto é o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, com as inscrições disponíveis de 24 a 27 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 238 mil vagas em 131 universidades e institutos federais e estaduais. A partir desta quinta-feira (19), as vagas estarão disponíveis na internet para consulta.

O Programa Universidade para Todos, o ProUni,  abre o processo seletivo no dia 30 de janeiro e encerra  dia dois de fevereiro. O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino. É exigida também a nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem.

O Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, terá as inscrições abertas entre seis e nove de fevereiro. O Fies oferece financiamento em instituições particulares a estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem.

Lembrando que os resultados do Enem já podem ser conferidos na internet, na página do participante do Enem. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição.

Reportagem, Juliana Gonçalves 

Aplicativo

Facebook


Twitter