Campina das Missões sedia fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol


Mais de 2.500 pessoas são esperadas para a 35ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol, fase regional, que neste ano acontece em Campina das Missões no domingo, dia 4 de dezembro. As caravanas vindas de diferentes pontos das regiões Fronteira Noroeste e Missões serão recepcionadas na comunidade de Vila Teresa, a partir das 9h. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Campina das Missões e Comunidade de Vila Teresa.
Participam das modalidades esportivas atletas rurais classificados nas fases municipais de Campina das Missões, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Garruchos, Guarani das Missões, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Paulo das Missões e Tuparendi.
Segundo a equipe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, serão disputadas 30 modalidades, entre elas, futebol, voleibol, bolãozinho de mesa, bocha, canastra, milho no buraco, cabo de guerra, corte de lenha, câmbio (voleibol adaptado para a Terceira Idade), tiro na lata, corrida de 100 metros, salto em distância, corrida no saco, chute de pênalti, bocha tiro 48, debulha de milho, tricô, crochê, chute do pneu, batida no prego, tiro de laço em vaca parada e plantio com saraquá.
Além dos jogos, o público terá a oportunidade de prestigiar o desfile de escolha da Garota, do Garoto, do Homem e Mulher Sol a Sol, além de mateada, sarau dançante, exposição e comercialização de artesanato.
A abertura com juramento dos atletas acontece às 9h15. Na sequência iniciam-se os jogos. Ao meio-dia pode ser adquirido almoço no local, sendo necessário levar pratos e talheres. O desfile e escolha do Garoto, Garota, Homem e Mulher Sol a Sol será às 13h.
O retorno dos jogos será às 13h30. À tarde também haverá sarau dançante no Clube da comunidade. O encerramento do evento está previsto para às 17h30. Sugere-se levar chapéu, cadeira e protetor solar. Em caso de chuva, o evento será realizado no dia 11/12.
 
 Sol a Sol - Objetivos e Resultados
Os Jogos Rurais Sol a Sol surgiram em 1982, com o objetivo de integrar as famílias da agricultura familiar e as entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável, no aspecto físico, lúdico, social, cultural e ambiental; despertando o espírito participativo e solidário. Também é objetivo angariar recursos financeiros para atendimento das demandas comunitárias, especialmente em relação à infraestrutura; desenvolver melhorias nas áreas de lazer e de organização rural; envolver as famílias rurais em esporte, lazer e recreação num mesmo momento; e promover a integração entre as várias gerações com inclusão social.
"Os Jogos são uma forma saudável de lazer que integra esportes de grupo, atletismo, diversão e cultura das pessoas do meio rural, com oportunidades para todos demonstrar suas habilidades, desde crianças, jovens, adultos e idosos", destaca a assistente técnica social regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto. 
Os eventos, desde sua criação, resultaram em mais de 15 mil obras e ações comunitárias realizadas a partir de mutirões comunitários, com a aplicação dos recursos financeiros advindos dos jogos.

Aplicativo

Facebook


Twitter