Polícia afirma que assassinato em São Martinho teve motivação política


O trabalho de investigação da Polícia Civil, apontou que o assassinato de Roque Francisco Unser (Roquão), ocorrido na noite de 30 de setembro deste ano, durante uma emboscada na localidade de Santa Lúcia, interior de São Martinho, teve motivação política. Conforme o delegado Gustavo Germano Fleury, essa tese se confirmou através de aproximadamente 40 depoimentos, filmagens de câmeras de segurança e por meio de escutas telefônicas.

Os detalhes da investigação, estão no inquérito de 906 páginas que foi entregue à justiça na última sexta-feira (18-11). Na tarde desta segunda-feira (21-11), durante entrevista coletiva, o delegado Fleury, responsável pelas investigações, revelou que quatro pessoas foram indiciadas, por envolvimento no crime(dois mandantes e dois executores do crime).

Dos quatro indiciados no inquérito, somente um encontra-se preso. O delegado também pediu a prisão de outros dois, porem a justiça entendeu que não tinha necessidade e ordenou medidas cautelares. O quarto envolvido, que seria o segundo executor do crime, teve o pedido de prisão solicitado na conclusão do inquérito, mas a justiça ainda não se manifestou.

O delegado Fleury, frisou que mandantes e executores do crime tinham ligação direta com pessoas envolvidas na coligação política que venceu a eleição municipal de outubro em São Martinho. Um dos motivos do crime, seria pelo temor de que a influência exercida por Roque Unser, poderia mudar a preferência do eleitorado em favor da chapa que foi derrotada em outubro passado.

O crime ocorreu dois dias antes da eleição, por volta das 21h10min, quando a vítima retornava de uma reunião política na olaria Marx. Conforme o delegado Fleury, a vítima foi morta mediante uma emboscada em que os autores bloquearam a estrada e em seguida foi efetuado um único tiro que levou Roquão a morte.

O MP - Ministério Público tem prazo de cinco dias para oferecer a denúncia dos indiciados que tiveram os nomes preservados.

A INVESTIGAÇÃO

O delegado Gustavo Germano Fleury, revelou que as investigações tiveram início, quando os policiais constataram no sistema de monitoramento por imagens da olaria de que um veículo Ford Del Rey, de cor vermelha, havia passado no local em atitude suspeita. Durante as buscas, os policiais encontraram o veículo no pátio de uma residência, escondido entre árvores e com as placas cobertas com papelão.

No dia seguinte, o suspeito retirou o veículo e abandonou em frente a oficina que havia cedido o automóvel para ser usado durante a campanha política.  O trajeto feito pelo veículo suspeito foi monitorado pelos policiais civis.

Os policiais chegaram fazer buscas na casa de dois suspeitos, mas não encontraram nenhuma arma de fogo. Na manhã do dia 10 de outubro, um dos indiciados como participante da execução, que tem 35 anos, teve a temporária decretada. Ele confessou que era o motorista do veículo Ford Del Rey, mas negou participação no crime.

A polícia destacou que o homem preso, era considerado uma espécie de 'xerife' fiscalizando a movimentação na localidade de Santa Lucia.

GRAMPOS


As escutas telefônicas autorizadas pela justiça, flagraram os suspeitos combinando depoimentos e os mandantes teriam se comprometido em pagar os advogados para fazer a defesa dos executores.

NOITE DO CRIME

A polícia revelou que na noite do crime, os indiciados como mandantes estavam há cerca de dois quilômetros, em um posto de combustíveis, nas margens da ERS 210. As antenas das operadoras de telefonias, confirmaram que os mandantes conversaram com os executores por um bom tempo.

O corpo de Roque Unser foi encontrado somente às 23h30min, mais de duas horas e quinze minutos após a execução.

O trabalho de investigação, foi chefiado pelo delegado Gustavo Germano Fleury, e contou com os trabalhos das duas agentes da Delegacia de São Martinho e reforço de outros dois policiais de Santo Ângelo.

Fonte: No Ar Notícias

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter