Operação Viagem Segura fiscaliza mais de 70% da frota em cinco anos


Foram 65 edições desde o Quinze de Novembro de 2011, totalizando 281 dias de fiscalização intensiva em feriados e datas comemorativas. Nesse período, a Operação Viagem Segura fiscalizou mais de 4,5 milhões de veículos, ou 71,6% da frota de 6.359.838 veículos no Rio Grande do Sul. Para marcar o aniversário, foi realizada uma blitz especial em Porto Alegre, nessa sexta-feira (11), véspera do feriado de Proclamação da República.

Parceiros operacionais (Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM, Polícia Rodoviária Federal, Detran/RS e Polícia Civil) e outras instituições apoiadoras (Cetran/RS, Daer, EGR, Dnit, ANTT, Metroplan, Fecam, Setcergs, Famurs, e Lions Club) avaliaram os resultados alcançados e ressaltaram a importância e longevidade do projeto. Autoridades de todas essas instituições conversam com os motoristas na blitz instalada em frente à DPTran (Rua Freitas e Castro, s/nº, atrás do Palácio da Polícia).

Nas 65 edições da Operação Viagem Segura, a fiscalização flagrou 718.431 infrações, recolheu 72.264 veículos e 19.123 CNHs irregulares. Foram realizados 134.816 testes de etilômetro e 13.653 motoristas com teste positivo foram retirados de circulação. Destes, 5.200 foram também enquadrados em crime de trânsito.
O número mortes caiu nos feriados. Comparando-se os cinco anos da operação com os cinco anos anteriores, a média de mortes passou de 6,6 por dia no período pré-operação para 6,3 mortes por dia no período em que foi realizada a operação. A média diária de mortes também caiu de 7,5 para 7,2 nos finais de semana.
Analisando-se o comparativo dois períodos, a acidentalidade teve a maior redução nos feriados de Ano Novo (-41%), Dia do Trabalho (-27%) e Páscoa (-14%).  Algumas datas, no entanto, registraram um aumento em relação aos anos anteriores à Operação: Independência (28%), Revolução Farroupilha (21%) e Tiradentes (19%). Esses feriados devem merecer especial atenção nas próximas edições.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter