Fórum pela Vida mobilizou centenas de pessoas em Tuparendi


O salão Paroquial de Tuparendi recebeu, na sexta-feira (09/09), aproximadamente 900 pessoas, vindas de diferentes pontos da região Fronteira Noroeste, atraídas pela 15ª edição do Fórum pela Vida. Participam delegações dos municípios de Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Horizontina, Novo Machado, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, São José do Inhacorá, Campina das Missões, Doutor Maurício Cardoso, Nova Candelária, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Cristo, Senador Salgado Filho, Tucunduva e Tuparendi.
público teve a oportunidade de acompanhar dois painéis. No primeiro, a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Tuparendi, especialista em Fitoterapia, Sandra Berwanger, abordou o resgate do uso de fitoterápicos pela população de Tuparendi, a partir de pesquisa realizada no município, e orientações sobre indicações e preparo das plantas mais utilizadas.
 
O segundo painel sobre Plantas Medicinais, Uso Popular e Atenção Primária em Saúde foi conduzido pela doutora em Plantas Medicinais e Aromáticas, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gema Conte Piccinini. Entre os aspectos abordados, Gema reiterou o cuidado com as plantas medicinais, sendo "importante proteger para sobreviver", também lembrando do uso tradicional e popular pelo valor social e econômico do conhecimento e da importância da atenção primária em saúde. "Povo, políticas e profissionais de saúde devem andar juntos nesta caminhada de conhecimento e uso de plantas medicinais", destacou.
 
A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto, parabenizou a equipe municipal que trabalhou por meses para organizar o evento, assim como os extensionistas que mobilizaram participantes em seus municípios. "É muito bom contar com a presença de todos, pois cada um de nós traz muitos valores e conhecimentos que coloca à disposição no momento da troca de experiências, compartilhando informações e também cuidado com a vida de quem está ao nosso redor", comentou Vanessa.
 
O público participou ainda de três oficinas: uso indiscriminado de medicamentos, com o médico da Secretaria Municipal de Saúde, Almir Jr, e com a farmacêutica Sandra Berwanger; alimentos funcionais aliados à prevenção de doenças, com Priscilla Martins, médica da SMS de Tuparendi, e Camila da Costa, nutricionista da SMS; e oficina sobre agrotóxicos e sua relação com as doenças, com a médica Elisabeth Maria Vieira e a enfermeira Márcia Weschenfelder, da SMS de Tuparendi. 
 
Também, organizada por técnicos da Emater/RS-Ascar de Tuparendi, Secretaria da Agricultura e Viveiro Municipal, uma tenda deu mostra de inúmeras plantas bioativas que podem ser aproveitadas na saúde humana e animal, distribuídas entre os participantes do Fórum ao final do encontro.
Ao longo da programação houve diversas apresentações artísticas e culturais, além de benção da pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pastora Clér Regina Schoulten.
Paralelamente ao evento, os participantes puderam conferir as atrações da 3ª Mostra da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, também inserida nas comemorações dos 57 anos de emancipação de Tuparendi.
 
A 15ª edição do Fórum pela Vida é uma promoção da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Tuparendi. O evento conta com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Ação Social, Educação, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Agentes Comunitários de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Criança, Associação Municipal dos Clubes de Mães, Associação Comercial e Industrial de Tuparendi (ACI), 14ª Coordenadoria Regional da Saúde e 17ª Coordenadoria Regional da Educação.
Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Tuparendi Olavo Pawlak, a presidente da Câmara de Vereadores Araci de Souza, as assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto e Lisete Primaz, o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Jorge Leandro Krechowiescki, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Itálico Cielo, secretária municipal da Saúde e Ação Social, Graziela Faccio, secretário municipal de Educação Paulo Grecchi, os assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi, Fernando Dornelles Fagundes e Gilmar Vione, assim como a supervisora regional Ancila Altmann.
 
Próximo Fórum
 
Quatro municípios já se colocaram à disposição para sediar os próximos fóruns: Cândido Godói em 2017, com o tema "Diversidade", seguido por Horizontina (2018), São José do Inhacorá (2019) e Campina das Missões (2020).

Aplicativo

Facebook


Twitter