RS tem maior número de cidades no país com só um candidato a prefeito


O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de cidades com candidato único para o cargo de prefeito nas eleições deste ano no país. São 32 municípios gaúchos. Houve um salto de 68% no número de cidades nessa situação em relação às 19 registradas em 2012.
Após o Rio Grande do Sul, São Paulo aparece na segunda posição com 17 municípios, sendo seguido por Minas Gerais com 16 cidades. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram cruzados pelo G1.
Neste ano, a maioria das cidades gaúchas com apenas um político na disputa para prefeito tem um perfil similar: menos de 8 mil habitantes. Apenas Crissiumal, no Noroeste do estado, está fora desse padrão, com mais de 14 mil moradores.
É possível ver ainda os partidos representados por esses prefeitos. Dos 32 candidatos deste ano no Rio Grande do Sul, 15 são do PP, sete do PMDB, quatro do PDT, dois do PSB e outros quatro do DEM, PRB, PSDB e PTB. Na eleição de 2012, dos 19 candidatos sete eram do PMDB, seis  do PT, quatro do PP e três do PDT.
Outro dado curioso é que, por duas eleições seguidas, três cidades tiveram só um candidato: Doutor Maurício Cardoso, Mato Queimado, Westfália.
Apenas um voto elege candidato, diz TRE
Segundo o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Rogério Vargas, apenas um voto válido é necessário para o candidato ser eleito. Entretanto, ele faz uma ressalva. "Votos nulos ou em branco não contam para a validade da eleição."  

Vargas percebe que, em municípios pequenos, eleições com candidato único para prefeito viraram "tendência". "Vêm crescendo constantemente, parece mais um acordo político. Para nós é uma situação normal, mas atípica."
Para quem for votar em uma das 32 cidades, o secretário judiciário salienta que não há diferença alguma no processo. "É tudo igual. Claro, que só um candidato."
Na região noroeste quatro cidades terão apenas um candidato à prefeito nas eleições:
Porto Mauá
Crissiumal
Dr. Mauricio Cradoso
Vista gaúcha

Fonte: Globo.com

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter