Inicia fase de enchimento de grãos de trigo no RS


No Estado, 43% das lavouras de trigo estão entrando com mais intensidade na fase de floração. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, o clima mais ameno e o solo com umidade em nível adequado, favorecem o bom desenvolvimento da cultura, cujas lavouras apresentam coloração verde intensa e uniformidade na emissão das espigas e espiguetas. Com bom estado fitossanitário, o trigo inicia o enchimento de grãos e, se o clima contribuir nos próximos dias, poderá ser obtido um produto de boa qualidade, em contraponto com a última safra.

A cevada também apresenta bom stand de lavoura, avançando para o estádio de floração, com espigas bem desenvolvidas e grande número de espiguetas. Assim como com o trigo, os produtores de cevada estão preocupados com a possibilidade de ocorrer geada nos próximos dias, o que seria extremamente prejudicial à cultura.

No Norte do Estado, as lavouras de canola estão na fase de formação de síliquas, passando para a maturação, com boa sanidade e padrão de lavouras, com potencial produtivo para atingir boa produtividade, acima das expectativas iniciais. Se ocorrer geadas daqui para frente, haverá danos irreparáveis à lavoura da canola.

Milho - Durante a semana, houve um avanço significativo na implantação da cultura. A umidade do solo adequada tem contribuído para o plantio da cultura. Estima-se que 30% da área projetada para esta safra já tenha sido semeada, apresentando uma diferença de dois pontos percentuais em relação à safra passada, nesta mesma época. Pontualmente, a região de Santa Rosa é a que apresenta o maior percentual, com 60% da área plantada, seguida de Ijuí, com 56%. O desenvolvimento inicial é muito bom, destacando-se a uniformidade das plantas, bom stand e folhas vigorosas.

Feijão - Na maioria das propriedades no Noroeste, as áreas para autoconsumo já foram implantadas e se encontram em desenvolvimento vegetativo, enquanto que, nas demais, os produtores preparam as áreas para o plantio. Nas Missões, o plantio acontece a partir da próxima semana. Em Alecrim, os produtores beneficiários da Chamada da Agroecologia realizam trocas de sementes de feijão e se mobilizam em grupos para adquirir sementes.


Bovinocultura de leite - Os rebanhos de bovinos de leite, neste período, necessitam de maiores cuidados nutricionais, pois os campos nativos apresentam-se com menor produção e redução da qualidade forrageira. Para evitar perdas, os produtores estão fornecendo fenos, silagem e rações como maneiras de suplementar o déficit alimentar. A compra de milho, sorgo, farelo de arroz e casca de soja tem sido utilizada por alguns produtores para continuar fornecendo concentrado aos animais, com menores custos. Também utilizam as pastagens de inverno, como azevém, trevos e cornichão, para manter o estado corporal dos animais e evitar queda na produção.

Apicultura - Estamos em período de entressafra e os apicultores realizam o manejo e monitoramento das colmeias, que consiste em fornecer alimentação proteica e energética de manutenção, pois nos dias frios e chuvosos o trabalho das abelhas operárias fica muito reduzido. Também é indicado neste período realizar o preparo das caixas-isca e limpeza de caixas vazias, com vistas a abrigar novos enxames.

Com início de floração de algumas espécies, como pessegueiro, laranjeiras, bracatingas, frutíferas (citros), canola e plantas nativas, os enxames iniciaram a coleta de pólen nessas floradas. A canola tem sido uma aliada de apicultores que se utilizam da apicultura migratória, com o propósito de induzir à postura da rainha, desenvolvendo crias, para haver um número considerável de campeiras para quando iniciar a primavera.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter