Infestação de 'centopéias' deixa produtores em alerta


Na tarde da terça-feira, 16, o Engenheiro Agrônomo e Gerente de Produção da COTRIMAIO, Charles André Neuhaus, acompanhado do Técnico Agrícola Guilherme Rosso, realizam uma vistoria na lavoura da Família Froner de Esquina Pedregulho - Doutor Maurício Cardoso, onde foi detectada uma infestação de pragas da classe diplopoda - popularmente conhecidos por 'piolhos-de-cobra' ou 'centopéias', cuja alta incidência não é comum nas lavouras da região. 
Os diplópodes que se dividem em cerca de oito mil espécies catalogadas no mundo, em geral ocorrem áreas com abundância de palha sobre o solo e concentram-se na linha do sulco da semeadura, podendo periodicamente penetrar nas camadas superficiais do solo. São mais ativos a noite e escondem-se debaixo da palha durante os períodos mais quentes do dia.
Charles André Neuhaus frisa que não existe ainda registro de prejuízos à cultura do milho, mas como a praga se alimenta de matéria orgânica e tecido vegetal vivo, podem danificar as sementes e as partes substerrâneas e aéreas de plântulas, provocando a murcha ou mesmo a morte delas. "Os danos mais severos ocorrem na fase inicial de desenvolvimento do milho ou períodos de estiagem", destaca. O controle pode ser realizado com relativo sucesso preventivamente com a aplicação de inseticidas nas sementes ou pulverizações com produtos de princípio ativo específico com alto volume de calda (mínimo 200 litros/há) sobre as plantas no período da noite - momento em que estas pragas estão em maior atividade.
O Engenheiro Agrônomo Charles André Neuhaus destaca que o produtor deve monitorar constantemente as lavouras e detectando qualquer anormalidade como morte ou murcha de plantas, fazer o controle químico. Reforça ainda ao perceber a presença de qualquer praga estranha na lavoura, o produtor deve procurar os profissionais da COTRIMAIO. A assistência técnica da cooperativa esta atenta ao surgimento de pragas ou doenças que possam atingir as lavouras da sua região de atuação e a equipe disponibiliza as informações necessárias para o controle correto.
No caso específico de Esquina pedregulho - Doutor Maurício Cardoso foi verificado um altíssimo índice de infestação pela praga numa área de aproximadamente 25 - de um total de 60 há - onde foi realizada a semeadura do milho. 

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter