Chamada Pública da Sustentabilidade se aproxima da reta final em Três de Maio


Neste mês de agosto, a Emater/RS-Ascar de Três de Maio promove seminários de avaliação do trabalho de Assistência Técnica e Social desenvolvido durante os últimos três anos através do Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável, também conhecido como Chamada Pública da Sustentabilidade. Aproximadamente 300 famílias rurais do município receberam visitas técnicas de diagnóstico, planejamento e de acompanhamento produtivo, além da oportunidade de participar de dias de campo, excursões, oficinas e intercâmbios de conhecimento realizados por meio do programa, financiado com recursos do então Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Entre as experiências e resultados observados nas propriedades estão a ampliação da produção para autoconsumo, a instalação e legalização de agroindústrias, o melhoramento de arredores, implementação de práticas conservacionistas de solos, elaboração de projetos de crédito rural, implementação de sistemas de secagem e armazenagem de grãos e de sistemas de irrigação, além de melhorias na produção e qualidade do leite e o aperfeiçoamento de planos produtivos com a elaboração de cadastros ambientais rurais. 
Mesmo com o encerramento do prazo da Chamada Pública, a Emater/RS-Ascar ao longo deste mês está realizando encontros comunitários visando à avaliação do período e à projeção de continuidade da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) junto às famílias assistidas.
Foram realizados até o momento encontros em Entrada da Barrinha, Esquina União, Medianeira, Nossa Senhora de Lurdes e Esquina Tiradentes. Também estão previstos seminários na Esquina Hettwer (16/08), Lajeado Biriva (17/08), Bom Conselho (23/08), Dom Pedro II (24/08) e Caúna Baixa (25/08).
Além das avaliações, estão na pauta do encontro explanações sobre bem-estar animal, homeopatia e utilização de energias alternativas e sustentáveis. 
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3535-1934 ou 9674 -8092.

Aplicativo

Facebook


Twitter