Santa-rosense recebe premiação por impulsionar projeto Meninas Digitais


O professor do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva), Cristiano Maciel, recebeu no dia 06 de julho, o prêmio Associado Destaque 2016 da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por sua atuação junto ao Meninas Digitais, programa de abrangência nacional que incentiva instituições a desenvolverem projetos que atraiam meninas dos ensinos fundamental, médio e técnico para os cursos das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Conforme a SBC, o prêmio se deve a "significativa contribuição na coordenação do programa Meninas Digitais". A instituição destacou ainda o "dinamismo e liderança" do professor, que impulsionaram "significativamente o avanço dessa iniciativa na comunidade de Computação do Brasil". A cerimônia de premiação ocorreu durante o CSBC 2016 (XXXVI Congresso da SBC), realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, entre os dias 4 e 7 deste mês.
O programa surgiu, em 2011, a partir das discussões feitas em um evento satélite do CSBC - o Women in Information Technology - voltado a assuntos relacionados às questões de gênero e as TICs no Brasil, como histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas a essa área. Em 2015, foi institucionalizado pela SBC.
Para viabilizar a iniciativa, o Meninas Digitais conta com a colaboração de multiplicadores da proposta, que discutem projetos relacionados em suas instituições e estabelecem parcerias, de forma a disseminar a ideia no território nacional. Desde a criação do programa, vinculado a Secretaria Regional da SBC em Mato Grosso, Cristiano Maciel responde pela coordenação, ao lado da professora Silvia Amélia Bim, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Ao agradecer a honraria, Cristiano Maciel relembrou sua trajetória acadêmica e profissional e citou a Diretoria, conselhos e comissões da SBC, família, amigos e colegas do programa Meninas Digitais. "Hoje somos muitos e ainda temos muito pela frente, mas o reconhecimento desses esforços nos estimula ainda mais", disse.
Cristiano Maciel nasceu em Santa Rosa (RS), é filho de Pedro Maciel (já falecido) e Teresinha Faccin Maciel, Doutor em Computação, Professor da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá (MT), diretor-geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva)
Para saber mais sobre o programa Meninas Digitais acesse o site e acompanhe a página do programa no Facebook.

Aplicativo

Facebook


Twitter