Consulta Popular começa nesta terça-feira


A Consulta Popular 2016-2017, votação que define as prioridades da população voltadas para o desenvolvimento regional, começa nesta terça-feira (5) e segue até quinta-feira (7). Além de ser em três dias, a edição deste ano também traz três maneiras de o eleitor participar: pelo site da Consulta Popular, por SMS e por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e Comudes.
Cada uma das 28 regiões do Estado tem uma cédula de votação específica (vide abaixo), com 10 programas. Para votar, é preciso ter o número título de eleitor. As opções que constam na cédula foram definidas em assembleias públicas realizadas entre maio e junho, em 277 cidades, e que contaram com a participação de mais de 22 mil pessoas.
Nesta edição, o governo estadual está destinando R$ 50 milhões do orçamento de 2017 para as prioridades eleitas na Consulta Popular. Ao todo, oito secretarias estaduais, além da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, que coordena o processo, estão envolvidas na votação deste ano. São elas: Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia e Educação.
   “Em tempos de profunda crise, tanto do Brasil quanto do Estado, com recursos escassos para investimentos, temos muito mais chance de dar certo se estes investimentos forem escolhidos pela comunidade local”, avalia o secretário do Planejamento, Cristiano Tatsch.
Consulta Popular 2016-2017
Datas de votação: 5, 6 e 7 de julho
Como votar:
- pelo site da Consulta Popular - vota.rs.gov.br
- presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes
- via SMS para o número 28908 com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter