Alunos vibram em Festa Junina Regional das APAEs em Boa Vista do Buricá


A alegria tomou conta do salão comunitário de Ivagacy, em Boa Vista do Buricá, nesta quinta-feira (23/06). Com vestes típicas e sorrisos por toda a parte, em torno de 300 pessoas, entre alunos, professores e equipes de apoio de nove municípios, participaram da Festa Junina Regional das APAEs, cuja organização refletiu dedicação, carinho, estímulo e cuidado nos diferentes detalhes. Participaram do evento, integrantes das APAEs de Horizontina, São Martinho, Giruá, Alegria, Três de Maio, Crissiumal, Independência, Humaitá, Braga e Boa Vista do Buricá.  

Já na entrada do salão os participantes eram recepcionados em um cenário colorido, estimulante para a interação e o aprendizado. O ambiente nos outros espaços do salão não era diferente. A interação com pessoas de diferentes municípios era estimulada a cada passo.

A diversão foi garantida por uma programação que promoveu a socialização entre os participantes e momentos de reflexão e emoção. Entre as atividades estiveram a recepção com um café colonial, dança, desfile caipira e apresentações artísticas realizadas pela APAE de cada município, além de diversos quitutes como bolo, pipoca, chás, cachorro-quente, rapadura e pé-de-moleque, preparados por voluntários.

Segundo a diretora Adriane Canova, da APAE de Boa Vista do Buricá, anfitriã do evento, a realização desta oportunidade de confraternização é resultado do apoio de diferentes entidades "como Sicredi, Emater, OASE, Grupo de Voluntárias Corrente do Bem, Clubes de Mães, amigos e voluntários que auxiliam neste e em outros momentos".

Os gestos de carinho, solidariedade e generosidade nesta e em outras atividades realizadas com os alunos motivam a extensionista social da Emater/RS-Ascar, de Boa Vista do Buricá, Ângela Dudar Petter. "É gratificante ver a alegria, a empolgação e essa energia positiva que eles nos passam. Ver como eles prestam atenção e querem aprender sempre mais", comenta.

A aproximação da Emater/RS-Ascar com a APAE, que atende 51 alunos de Boa Vista do Buricá e Nova Candelária, já gerou resultados com a implantação de uma horta com verduras e plantas bioativas, que será reestruturada, e a realização de oficinas temáticas com a comunidade escolar. Nos próximos meses estão previstas oficinas de implantação e cuidados com mudas, elaboração de sabão com plantas terapêuticas, artesanato e segurança e soberania alimentar com orientação de conservas de alimentos e elaboração de pratos saudáveis. A extensionista da Emater/RS-Ascar, em Nova Candelária, Ana Schitler, observa que "é um envolvimento muito gratificante, pois estas pessoas superam as dificuldades e enfrentam a vida sempre com um belo sorriso no rosto, o que também é um aprendizado".

Também faz parte dos objetivos promover a socialização e inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista (TEA) que recebem atendimento na APAE, contribuindo para sua autonomia e melhoria na qualidade de vida, bem como a de seus familiares, através do círculo de pais e mestres.

Aplicativo

Facebook


Twitter