Acadêmicas têm artigo aprovado no 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária


O artigo "Ludicidade e Tradicionalismo Gaúcho como Instrumento de Fomento à Leitura com Crianças do Projeto Escola vai ao CTG - Três De Maio/RS", produzido pelas acadêmicas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da SETREM Marina Mattioni e Roberta Taís Recktenwald, sob orientação da docente Neusa Cristina Pereira, foi selecionado para o 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que será realizado de 7 a 9 de setembro em Ouro Preto, Minas Gerais (MG). Além das comunicações orais, o evento contará com conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, rodas de conversa e apresentações de pôsteres.

As ações desenvolvidas que deram origem ao artigo foram realizadas no âmbito do projeto "Escola vai ao CTG", que visa o resgate da cultura e do folclore gaúcho entre crianças. Contextualizando o trabalho, as acadêmicas destacam que é Indispensável a leitura na vida das pessoas, ainda mais quando aborda-se uma literatura que retrata as origens, os costumes e a identidade cultural. "Nesse sentido, o folclore gaúcho é representado em vasta literatura, porém a busca por histórias gauchescas ainda é reduzida e o real sentido de sermos tradicionalistas é buscarmos avanços em nossa sociedade, principalmente em comunidades que desconhecem suas raízes", explica Marina.

Segundo as acadêmicas, o objetivo do trabalho foi estimular a leitura através da ludicidade da prática pedagógica, enfatizando a história e o folclore gaúcho. "Sabe-se que a leitura é extremamente necessária para o desenvolvimento da criança, pois ela irá criar inúmeras habilidades e oportunidades. Portanto trocaram-se vivências e experiências, onde as crianças puderam interagir a partir de atividade lúdicas e dinâmicas que proporcionam a aprendizagem. Trabalhou-se a questão das relações, como afetividade, solidariedade, respeito, desenvolveu-se habilidades, além de assegurar a permanência na escola", complementa Roberta.

"Foi possível verificar o envolvimento das crianças com todas as atividades propostas, bem como o despertar de sua curiosidade, de maneira que é possível afirmar que o uso da ludicidade promoveu interesse pela leitura", conclui Marina.

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