Inaugurada nova pista do aeroporto de Santo Ângelo


O governo do Estado e a Secretaria dos Transportes, juntamente com autoridades locais e da região inauguraram neste domingo (22), às 14h30, a nova pista do aeroporto Sepé Tiaraju de Santo Ângelo, marcando uma nova etapa de desenvolvimento para a Região Noroeste do estado, que a partir de setembro também contará com vôos para Porto Alegre.
Mesmo com a instabilidade do tempo, várias foram as presenças das lideranças do Estado, do município, da região, empresários, e comunidade.Iniciada em 2013 e muito aguardada pelos municípios missioneiros, a conclusão da obra de reforço do pavimento da pista foi definida como uma das prioridades da Secretaria dos Transportes. A pedido do governador José Ivo Sartori, o secretário Pedro Westphalen atuou fortemente para superar os entraves burocráticos e técnicos que atrasaram por quase dois anos sua viabilização. A obra da pista do Aeroporto de Santo Ângelo contou com um investimento de R$ 6 milhões, com recursos provenientes do Estado e da União, por meio do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (Profaa).
A retomada das operações do aeroporto Sepé Tiaraju em Santo Ângelo pode ser considerada um dos resultados efetivos da diretriz adotada pela Secretaria dos Transportes de fomentar a aviação regional. A operação dos vôos da linha Porto Alegre/Santo Ângelo a partir de setembro foi incentivada pelo Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), lançado em 2015 para promover o desenvolvimento econômico, social e turístico do estado com a ampliação das rotas de vôos regulares nos aeroportos regionais.
O projeto prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa, desde que garantam a operação de rotas regionais que atendam quatro ou mais municípios e que promovam e incentivem pacotes para roteiros turísticos pelo estado.
O objetivo é que todos os municípios gaúchos tenham, até 2017, um aeroporto operando vôos regulares em até 180 quilômetros. O aeroporto de Santo Ângelo faz parte dessa rota e a operação dos vôos no município fomentará a economia, a indústria, o agronegócio e a cultura e o turismo na região, que entre suas inúmeras belezas abriga um dos patrimônios da humanidade - as Ruínas de São Miguel das Missões.
Nova pista
Com 30 metros de largura e extensão de 1.615 metros, a nova pista do aeroporto Sepé Tiaraju está apta a receber as aeronaves que compõem a frota das principais empresas brasileiras de aviação, em especial os aviões de maior porte, tais como o B-737-300, B-737-400 e A-320.
O reforço do atual pavimento teve por base a perspectiva de realização de 1.220 decolagens anuais, valor típico de aeroportos regionais brasileiros de características similares as do Aeroporto Regional de Santo Ângelo e que operam com aeronaves de grande porte. Esse movimento anual de aeronaves coloca o aeroporto na Categoria V: "Pista de Aviação Regular de Médio Porte de Baixa Densidade".



Fonte: Revista Afinal

Aplicativo

Facebook


Twitter