FENASOJA: Escolas e entidades da região de Santa Rosa mobilizam-se pela conservação do solo e da água


Prefeitos, secretários municipais da Agricultura e educação, professores, técnicos da Emater/RS-Ascar, assim como entidades parceiras, reuniram-se nesta sexta-feira (06/05), no Fórum Regional de Solos e Água, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, onde segue até o próximo domingo (08/05), a 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Na oportunidade foram apresentadas as propostas do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água "Conservar para Produzir Melhor".  

Muitas das entidades presentes estão engajadas na Campanha de Uso, Manejo e Conservação do Solo, desencadeada na região, que inspirou, inclusive, iniciativas como o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água.

Na oportunidade, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, destacou que o tema é fundamental para o futuro da agricultura e do Estado. "Precisamos reconhecer, no entanto, que muitas ações e programas foram executados no passado, principalmente com o apoio da Emater, que agora também com sua dedicação e comprometimento contribuiu com a construção para que esta proposta avançasse ainda mais, agora com o apoio da Fepagro, Embrapa, cooperativas, escolas, universidades, enfim, diversas entidades e federações. O que queremos fazer é atender à demanda atual e ao desafio de melhorar cada vez mais a produtividade do nosso Estado", afirmou Polo.

O assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, na área de solos, Edemar Streck, explicou os objetivos e os passos da Política Estadual de Solos e do programa que passa a ser desenvolvido, com a coordenação da Seapi, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretaria da Educação, sendo executado pela Emater/RS-Ascar, Embrapa, Fepagro, Famurs, Corsan, Associação dos Engenheiros Agrônomos (SARGS) e CCGL Tecnologia.

Já a professora Ana Baggio, da assessoria de educação do campo da Secretaria Estadual de Educação, apresentou a proposta, que está sendo construída, de aplicação do Programa Estadual de Apoio ao Ensino do Solo e da Água nas Escolas. "Escola, educadores, educação tem papel essencial. Escolas têm atribuições específicas no programa, entre elas, promover a difusão das práticas de manejo de solo e de água, capacitar professores a respeito de algumas atividades que podem ser desenvolvidas, criar concurso cultural nas escolas estaduais relativo aos temas solo e água, divulgar ações para as comunidades envolvidas, mencionar a presente cooperação entre todos os eventos de divulgação e publicação dos resultados das ações de pesquisa", explicou. Na rede pública estadual existem 2.571 escolas, sendo 1914 urbanas e 657 na zona rural (631 de ensino fundamental, 90 escolas de ensino médio e 17 técnicas). Inicialmente, o projeto piloto será realizado com as escolas do meio rural.

Uma intervenção da Agualina Pureza Oceânica, permitiu com que os participantes interagissem didaticamente com o tema da conservação solo e da água, inspirando a reflexão sobre o tema nas escolas. Para apresentar e inspirar metodologias de desenvolvimento do trabalho, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Ricardo de Lima, coordenador do Programa Solo na Escola, explanou sobre as metodologias pedagógicas de ensino do solo e da água na escola, aproveitando a experiência de 12 anos de trabalho na área.

Entre as autoridades presentes no evento estiveram também o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini; presidente da 21ª Fenasoja, Gerson Miguel Lauermann; presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR) e prefeito de Senador Salgado, Filho Norton Matter; coordenador da Comissão de Solos na AMGSR e prefeito de Santo Cristo, José Seger; prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice Mattos; gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde; coordenador regional de programas da SDR, Ernesto Ivo de Lima; coordenador regional da Seapi, Airton Beutinger; gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo; o assistente técnico estadual na área de produção vegetal, Alencar Uggeri; vice-prefeito de Doutor Maurício Cardoso, Antenor Desconsi; coordenadora das ações de gênero e juventude rural do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, Clarice Vaz Emmel Bock, e a coordenadora da 17ª CRE, Roseli Schaefer.

Outras informações sobre a Política e o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água do RS podem ser acessadas no site www.soloeaguars.gov.br.

Aplicativo

Facebook


Twitter