A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), promoveu audiência pública no dia de hoje (29), no auditório da Exporural, durante a programação da 21ª Fenasoja


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), promoveu audiência pública no dia de hoje (29), no auditório da Exporural, durante a programação da 21ª Fenasoja. O requerimento para a realização do debate foi de autoria da parlamentar gaúcha.

Representantes de cooperativas, de entidades ligadas ao setor e de órgãos do governo foram convidados para o debate ocorrido no primeiro dia da feira, às 14h, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, a audiência foi transmitida ao vivo pela TV Senado e Canal Rural e presidida pela senadora Ana Amélia. "O cooperativismo que vence a crise" foi o tema do debate.

Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. Seus referenciais fundamentais são: participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. É um sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. É uma alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. Esse debate ofereceu uma contribuição positiva para ampliar a presença do cooperativismo em outros setores da economia.

O debate contou com a participação do presidente da 21ª Fenasoja Gerson Lauermann, do prefeito municipal Alcides Vicini, do vice-presidente do Sicredi União/RS, Enio Scheid, do diretor executivo de Negócios da Cooperativa Mista São Luiz, Ademir de Quadros, do presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm, do presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Noroeste, Querino Volkmer, do presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, do presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional, Alexandre Dall"Agnese, do presidente da Unimed Fronteira Noroeste, Marcos Christensen e do presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergílio Perius.

Aplicativo

Facebook


Twitter