Mais de 14 mil sessões de hemodiálise em 2018



            O ano de 2018 foi de muitas mudanças para os pacientes da Hemodiálise do Hospital Vida & Saúde. Ampliação do setor, novas máquinas e com isso, redução do terceiro turno. Ao todo, foram realizadas 14.836 sessões, em 2018, número 14% maior que em 2017, quando foram realizadas 12.926 sessões.

            O aumento de pacientes ocorreu em função da demanda regional, já que a Instituição é referência para 22 municípios. E com a ampliação do setor e dos equipamentos, foi possível reduzir o turno de atendimento da noite. Segundo o Enfermeiro Rodrigo Zorzan, para o bem-estar dos pacientes a redução do turno da noite melhorou muito o atendimento, "Foi um ano em que o serviço recebeu a Acreditação Hospitalar nível 2, que poucos no estado têm, foi realmente um ano de muitas conquistas. O término da reforma do setor, o convênio com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre para consultas e transplantes, o convênio com o Hospital Albert Einstein e os treinamentos específicos com a Frisenius para os técnicos, enfermeiros e médicos, entre outras melhorias foram realizadas no ano que passou".

            Em 2018, muitos pacientes foram transplantados. No ano passado, foram 18 pacientes na fila de transplante, sendo que destes, 8 realizaram o transplante. Em 2017, dos 10 pacientes na espera, 2 foram transplantados. Dos pacientes que realizaram tratamento em 2018, cerca de 60% eram do sexo masculino, mantendo a mesma média de 2017. O setor conta com uma média de 100 pacientes mês.

            A equipe também realizou em 2018 o tradicional Almoço da Hemodiálise reunindo pacientes, profissionais e familiares. A ajuda da comunidade com o envolvimento de vários voluntários também foi uma marca do ano que passou. Para 2019, a expectativa é continuar qualificando, mantendo os treinamentos contínuos e buscando sempre um atendimento humanizado.

Assessoria Vida e Saúde

Aplicativo

Facebook


Twitter