"Dia D" reforça ações de saúde da mulher em Giruá



O cuidado e a promoção da saúde da mulher foram reforçados nesta quinta-feira (08/11), data que marcou o Dia D de Prevenção alusivo ao Outubro Rosa. Em torno de 60 mulheres do meio rural, de 16 grupos assistidos pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Municipal de Promoção Humana, realizaram exame preventivo Papa Nicolau, que detecta alterações no colo do útero, e mamografia.

Para a realização dos exames, as mulheres foram atendidas no Hospital São José (HSJ) de Giruá. O evento foi uma ação conjunta entre o Hospital, a Emater/RS-Ascar e as Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção Humana. "Este é um dia sempre muito esperado, sendo que o agendamento é realizado na comunidade, e em um mesmo dia e local elas têm a oportunidade de fazer exames essenciais para o cuidado com a saúde", relata Helena.

As mulheres interessadas, que não conseguiram fazer os exames no dia 08/11, poderão participar de ação semelhante a ser realizada no dia 05/12, também no Hospital São José. "No ano passado, no total, 72 mulheres realizaram o exame. Este ano a expectativa é ainda maior, sendo que no primeiro momento já foram atendidas 60 pessoas e para o dia 5 de dezembro a previsão é realizar o exame de 70 mulheres", comemora Helena.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter