Outubro Rosa alerta para o Câncer de Mama


O autoexame é a uma das formas de detectar o aparecimento de câncer, especialmente o de Mama. O Outubro Rosa, especialmente no dia 19 de outubro - Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama, alerta a população sobre os fatores de risco, os sintomas e o rastreamento adequado.

O Câncer de Mama é o tumor maligno mais comum em mulheres, após os tumores de pele. De acordo com o Oncologista Clínico, do Centro de Tratamento do Aparelho Digestivo - CITRADI, Dr. Pedro Lourega, "A incidência vem aumentando, atingindo até 30% no Rio Grande do Sul, devido principalmente, aos hábitos de vida nocivos".

O profissional destaca ainda que os principais fatores de riscos são: história familiar, sedentarismo, tabagismo, consumo em excesso de carnes vermelhas e obesidade. Além disso, alterações genéticas, como mutações nos genes conhecidos como BRCA1-2, podem estar implicadas na origem do mesmo.

Para detectar precocemente a doença, o principal exame de rastreamento é a mamografia. O procedimento é indicado para mulheres acima de 40 anos e deve ser realizado idealmente combinado a uma ecografia das mamas. Dr. Pedro Lourega salienta a importância da prática do autoexame nas mamas, "Ao realizar mensalmente, a própria mulher irá notar alterações no mamilo como, a presença de área endurecida e o aumento de ínguas nas axilas, além de nódulos na mama". Inchaços, dor, vermelhidão e secreção também são alguns dos sinais de alerta.

Em recentes eventos destinados ao Câncer de Mama, nos quais o Oncologista participou, destacam-se alguns pontos relevantes: aprovação de novas drogas alvo, liberação do uso de algumas estratégias, inclusive no SUS e combinações de estratégias de quimioterapia e bloqueio hormonal. Todas agregando benefício clínico aos pacientes com o câncer. Para mais informações procure um Oncologista Clínico.

Jornalismo Colabore

Aplicativo

Facebook


Twitter