Ações para promoção de saúde são destaques no Fórum pela Vida em Porto Xavier


Ações para promoção de saúde são destaques no Fórum pela Vida em Porto Xavier
Vida, que te quero Viva! Quero ser feliz agora! Estes foram o tema e o lema do 6º Fórum pela Vida nas Missões, que mobilizou em torno de 800 pessoas vindas de 17 municípios do Noroeste gaúcho, nesta quarta-feira (26/09). O evento realizado no CTG Corredor Missioneiro, em Porto Xavier, oportunizou aos participantes conhecer mais sobre ações de promoção à saúde, bem-estar e acesso a direitos sociais. 
Participaram do evento comitivas de Bossoroca, São Pedro do Butiá, Santo Antônio das Missões, Mato Queimado, São Miguel das Missões, São Nicolau, Garruchos, Porto Vera Cruz, Alecrim, São Luiz Gonzaga, Roque Gonzales, Porto Lucena, Salvador das Missões, Sete de Setembro, Santo Ângelo, Porto Xavier e Cerro Largo. 
O 6º Fórum pela Vida foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Porto Xavier. Para sua organização, contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Porto Xavier (Coopax) e secretarias municipais de Saúde e de Educação e Assistência Social.
Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, primeira-dama e secretária de Educação e Assistência Social, Iodete Kaiser, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi, representando a Gerência Regional, e o vice-prefeito de Porto Xavier, Gilberto Domingues Menin, além de vereadores e secretários municipais de Porto Xavier e representantes do Executivo Municipal da região. 
O elo entre as diferentes atrações do Fórum foi conduzido por momentos lúdicos, entre eles a apresentação do Coral Municipal Cia do Som e alunas da Escola Presidente Artur Costa e Silva, e encenações de personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, interpretados por servidores municipais. 
Entre os destaques da programação, a palestra "Eu quero ser feliz agora", com o grupo Arte e Sonho e Assessoria Planeja. Nele, a assistente social Ana Paula Gottardo, o músico Tomé Munchen e a atriz Fabíola Dias resgataram aspectos importantes para a felicidade e o bem-estar. "Não podemos ser felizes o tempo inteiro, mas é importante termos mais momentos de alegria do que de tristeza", afirmou a assistente social. 
Na sequência, a farmacêutica Viviane Rosely de Ley explanou sobre o uso racional de medicamentos e sua relação com a saúde. Ao meio-dia foi servido almoço preparado por servidores municipais. 
A programação da tarde contemplou oficinas sobre o uso e poder das plantas, especialmente as terapêuticas, conduzida pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, e pelo assistente técnico regional Jorge João Lunardi, e sobre a importância da água na manutenção da saúde humana, coordenada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Elisandra Engers Amaral Vaz. 
Experiências de superação do projeto Sabão Ecologicamente Reciclável (Ser), desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), também receberam destaque. No final do evento, os participantes puderam levar para casa amostras do sabão produzidas pelas integrantes do grupo.
Para a ornamentação do Fórum, os grupos organizados de senhoras e de jovens do município mobilizaram-se para a produção de mudas de plantas bioativas. Paralelamente ao evento, houve exposição de artesanato e produtos coloniais produzidos por agricultores locais. 
O município anfitrião da 7ª edição do Fórum pela Vida das Missões já está definido. A comitiva de São Pedro do Butiá reiterou, na oportunidade, para a participação no evento, que acontece em 2019, em data a ser definida.  


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa 

Aplicativo

Facebook


Twitter