Receitas de Agroindústrias do Noroeste gaúcho recebem destaque em livro


Duas agroindústrias da região de Santa Rosa tiveram receitas publicadas no livro A Produção Artesanal da Agroindústria Familiar, que resgata receitas típicas passadas entre gerações de famílias gaúchas que possuem agroindústrias. Na publicação, pode ser encontrado o passo a passo de produtos feitos pela Agroindústria Konzen, de Cerro Largo, e pela Cantina Polonesa, de Guarani das Missões.
Representando Guarani das Missões, a receita de pierogi, um pastel típico polonês feito com requeijão, é produzida pela Cantina Polonesa. A agroindústria de panificados tem a gestão do casal Marlize e Vilmar Zborowski. O extensionista da Emater/RS-Ascar de Guarani das Missões, Adilson Lucas, intermediou a publicação da receita. Os produtos feitos na agroindústria são comercializados diretamente ao consumidor, em feiras e no Quiosque Guarani da Agricultura Familiar. 
A produtora e empreendedora Rejane Konzen, da Agroindústria Konzen, de Cerro Largo, estimulada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Gilce Grando, também participou da publicação. A receita publicada no livro foi a de queijo colonial, primeiro queijo elaborado pela agroindústria em 2008. 
Com essa mesma receita são feitos diferentes produtos Dahrê, como queijos temperados com produtos em conserva, cozidos ou desidratados, entre eles o queijo com cenoura, pepino, orégano e azeitonas; queijo com alho, pimenta orégano, salsa e tomilho; queijo com nozes, tomate seco e orégano; e queijo temperado ao vinho. 
A agroindústria é gerida por Rejane que, junto com o esposo Luís e suas duas filhas, Juliana e Giovana, produz a matéria-prima e colocam no mercado 13 produtos à base de leite pasteurizado. A filha Juliana está concluindo a graduação, sendo que o estágio curricular é realizado na própria agroindústria e pretende trabalhar no empreendimento. A filha mais nova, Giovana, cursa o ensino médio e pretende ingressar na graduação em Medicina Veterinária para contribuir na propriedade. Além dos queijos temperados, a família produz bebida láctea, iogurte com polpa de fruta, doce de leite e nata. Os produtos são fornecidos em supermercados, quiosque, merenda escolar e venda direta ao consumidor final.
As duas agroindústrias, de Cerro Largo e de Guarani das Missões, estão inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, assim como os demais agricultores proprietários de agroindústrias familiares que disponibilizaram as 27 receitas presentes no livro. A publicação foi organizada em 2018 pelas responsáveis pelo setor de agroindústria da Emater/RS-Ascar, Mila Noronha e Bruna Bresolin Roldan, e lançada no dia 30/08, durante a Expointer, em Esteio.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Aplicativo

Facebook


Twitter