Qualidade do Milho e Crédito Rural são pauta de reunião em Santa Rosa


Em reunião promovida pela Emater/RS-Ascar foram apresentados esclarecimentos sobre a cultura de milho, em fase de implantação na região de Santa Rosa, especialmente no que se trata do acesso ao crédito rural e de alternativas para armazenagem e secagem dos grãos. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na sexta-feira passada (17/08), em Santa Rosa.

Os participantes, em sua maioria beneficiários do programa Troca-Troca de Sementes, foram recepcionados pela equipe da Emater/RS-Ascar e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Nelson Della Valli.

Em um primeiro momento, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Manejo de Recursos Naturais, Fernando Dornelles Fagundes, apresentou possibilidades para a secagem e armazenagem adequada de grãos na propriedade, de modo especial, o milho. "Vale mais vender bem o que se produz do que simplesmente produzir muito", destacou Dornelles, ao apontar a agregação de valor ao produto como uma das vantagens da secagem e armazenagem do milho na propriedade. Outros benefícios destacados foram as possibilidades de evitar perdas, conservação da qualidade do produto, aproveitamento do resíduo na alimentação animal, maior autonomia com a diminuição da dependência externa e abertura de outras possibilidades de negócio.

Também foram apresentadas orientações sobre formas de manter a qualidade do grão, caso o milho ficar armazenado por um período no silo secador, bem como orientações de como controlar pragas no milho armazenado, a exemplo do uso da terra de diatomácea.

"Com essa reunião, fica o desafio do que ainda temos a avançar. Já há frutos de alguns avanços sendo colhidos, como um produtor de leite assistido, que investiu em pastagem irrigada, que partiu, há cinco anos, de um patamar de 11 litros de leite por vaca ao dia para uma produtividade média de 25 litros de leite por vaca ao dia. Da mesma maneira, há agricultores agregando valor à produção e recebendo mais pelo milho e pela soja comercializados, em função da implantação de um sistema de secagem e armazenagem de grãos na propriedade", avaliou o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Celso Fanfa.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Claudemir Gilberto Ames, apresentou orientações sobre normas de acesso ao crédito rural, especialmente em relação ao Plano Safra 2018/2019, que entrou em vigor em 1º de julho deste ano, e em relação ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Os participantes do Troca-Troca de Sementes, convidados pelo STR e que participaram da reunião, também receberão visitas técnicas de acompanhamento das lavouras realizadas pela Emater/RS-Ascar. O controle para a realização destas visitas será feito através da lista de presenças.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter