Oriental Futebol Clube de Três de Maio comemora 90 anos em 2015


O Orienta Futebol Clube de Três de Maio, fundado no dia 25 de novembro de 1925, completa nesta ano de 2015 90 anos de história.

O grupo de esportistas familiarizados com o futebol reuniu-se, e do encontro surgiu o Oriental Foot-Ball Club. A primeira ata registrada o mês de julho de 1925. No entanto, ninguém sabe explicar porque o aniversário é comemorado em 25 de novembro. Datas a parte, nas primeiras décadas o Oriental realizava apenas jogos amistosos com equipes desta região (Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cerro Largo, entre outras).No final dos anos 40 e início de 50, inicia sua participação no Campeonato Municipal de Santa Rosa.

Os principais adversários eram as equipes do Aliança e do Paladino, com os quais travou grandes embates. Com o movimento emancipacionista de Três de Maio e sua consequente concretização na metade dos anos 50, o Oriental filiou-se a antiga Federação Rio-Grandense de Futebol, iniciando sua participação no Estadual de Amadores, utilizando seu Estádio da Baixada, mais tarde denominado "Reinoldo Selzler", fazendo homenagem ao proprietário do granado, que mais tarde doou o terreno, onde hoje é a sede do Oriental. 

Oriental foi inscrito oficialmente na Federação Gaúcha de Futebol em abril de 1955, quando disputou o primeiro campeonato oficial jogando com equipes de Santa Rosa, Santo Ângelo, Três Passos e sendo Campeão Regional já na primeira disputa. Na fase final do campeonato estadual de amadores, conquista o terceiro lugar. Em 1957 o Oriental conquista novo título regional e alcança o vice campeonato estadual de amadores. 

Com a fundação do Botafogo Esporte Clube do dia 18 de Março de 1960, foi iniciada a era BoTal, com disputas acirradas entre as duas equipes locais. A Rivalidade serviu para qualificar ainda mais o futebol em Três de Maio. 

Ascensão ao profissionalismo do Oriental aconteceu em 1967 quando a equipe chegou a ter um estádio iluminado e recebeu equipes da primeira divisão do estadual. 

Ao longo de sua história de 90 anos o Oriental alcançou diversas conquistas importantes, mas as maiores delas, as mais brilhantes e honrosas, são sem dúvida a dignidade esportiva, a lealdade, a desportividade com que disputou cada um de seus numerosos jogos.

O baile para comemorar os 90 anos do Oriental Futebol Clube neste sábado, dia 21, no Clube Buricá de Três de Maio, e contará com animação da Banda Eickhoff do município de Ijuí. Durante o dia acontece um confraternização com o intuito de proporcionar um encontro de ex-atletas, ex-dirigentes e torcedores do alvi-verde da baixada na parte da tarde no Estádio Reinoldo Selzler.


Fonte: Blog Orienta FC/Redação 102,3
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter