Levantamento da Emater/RS-Ascar revela vocação cooperativista da Fronteira Noroeste e Missões


Apenas nas regiões Fronteira Noroeste e Missões, segundo levantamento realizado pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, existem 47 cooperativas em atividade no ramo agropecuário. O número reforça a vocação da região na área do cooperativismo, motivo de celebração às vésperas do Dia Internacional do Cooperativismo, que neste ano será lembrado em 2 de julho.  
Reconhecidas internacionalmente pela sua grande importância, as cooperativas assumem um papel fundamental, de acordo com o coordenador da Unidade instalada na região de Santa Rosa, Marcos Servat, no contexto econômico e social das comunidades em que estão inseridas. "Acreditando neste potencial de transformação da sociedade em que vivemos, a Emater possui sete Unidades de Cooperativismo com atuação de uma equipe multidisciplinar", observa Servat. A Unidade de Cooperativismo de Santa Rosa comemora neste mês de junho quatro anos de atuação na região administrativa de Santa Rosa, abrangendo 45 municípios, sendo a proposta central a assessoria contínua e gratuita, por meio da execução do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Servat aponta que das 47 cooperativas em atividade, 36 são assessoradas pelas Emater/RS-Ascar, o que corresponde a 77% das cooperativas existentes na região. Entre as cooperativas assistidas, 32 já possuem um Plano de Aprimoramento, que contempla as seis grandes áreas organizacionais, com ações específicas na gestão organizacional; gestão de pessoas; finanças e custos; comercialização e marketing; produção e gestão ambiental.
De forma geral, o cooperativismo é dividido em 13 ramos, contemplando distintas áreas do setor econômico brasileiro. Uma cooperativa é uma organização de pessoas que se baseia em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, sendo que seus objetivos econômicos e sociais são comuns a todos. "Cooperar é uma maneira de instituir e conduzir a produção, por meio do trabalho e da autogestão, adicionando valores conjuntos. A cooperação é um instrumento de combate político e social, na medida em que fornece um aumento da produtividade, racionalizando o uso dos recursos disponíveis e desenvolve a competitividade dos produtos no mercado. Cooperar, portanto, é mais do que organizar cooperativas", reitera Servat.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter