Lançamento oficial da Expoijuí Fenadi aconteceu na Praça das Nações


Expoijuí Fenadi 2016 é lançada em meio as bandeiras dos 32 povos que colonizaram o município

 

Na noite de quinta-feira, 1 de setembro, ocorreu o lançamento oficial da Expoijuí Fenadi 2016 e a inauguração da Praça das Nações, no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burmann. A cerimônia iniciou com a representação da chegada dos imigrantes a nova terra, realizado pelos atores da Epopeia Ijuhy. Em seguida, a campanha publicitária para este ano foi apresentada ao público.

 

A Feira Nacional das Culturas Diversificadas tem como principal característica sua diversidade cultural e multisetorial, estando entre as cinco primeiras feiras sustentáveis do estado do Rio Grande do Sul. Sendo assim, a campanha publicitária tem como objetivo retratar a pluralidade da feira em todos os seus aspectos e apostou na representatividade das expressões artísticas.

 

O artista Carlos Meira desenvolveu, juntamente com a agência responsável, uma escultura de papel, com o formato do mapa do Rio Grande do Sul, para mostrar a diversidade da feira. Por meio de um trabalho de colagem, sua obra de arte traz tanto a parte cultural, com personagens das 12 etnias da Expoijuí Fenadi, quanto a questão da agroindústria e negócios. A obra será leiloada ao final da feira e o dinheiro será destinado a projetos e melhorias do Parque de Exposições.

 

Em meio as bandeiras dos 32 povos que que constituem o município de Ijuí e representam várias gerações, a feira trouxe ao público mais uma forma de integração entre as culturas. A inauguração da Praça das Nações valoriza e dá visibilidade ao público local, pois, assim como cita Jalmar Martel em seu discurso, as etnias são o grande diferencial da feira.

 

"Nas mais variadas culturas, as praças representam o coração das civilizações, um ambiente livre, lugar de encontro, da permanência, dos acontecimentos, das práticas sociais e das manifestações da vida urbana e comunitária. A praça é do povo!". Assim, no coração do parque, a Praça das Nações, representa a miscigenação cultural e a união dos povos que desenvolveram o munícipio.

 

O ato simbólico da inauguração, o descerramento da placa, foi realizado pelas seguintes autoridades: Nelson Casarin, presidente de UETI e da Fenadi; Walter Joel de Moura, presidente da ACI; Jalmar Martel, presidente da Expoijuí 2016; e Rogério Seibert, vice-presidente da Expoijuí e diretor presidente do DEMEI, representando o prefeito municipal Fioravante Balin.

 

Assim como a Praça das Nações, o sucesso da feira pertence a todos, aos diversos setores e as diversas culturas. Empreendedorismo, negócio e lazer fazem parte do evento que impulsiona o segmento cultural e de turismo do município que acontece de 6 a 16 de outubro. A Expoijuí Fenadi contará com diversas atrações culturais que podem ser conferidas na programação do site expoijuifenadi.com.br

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter