Jogos Rurais Sol a Sol movimentam Noroeste gaúcho


Desde 1982 as comunidades rurais da região de Santa Rosa têm um ponto de encontro especial. Uma vez por ano, moradores do meio rural assumem o papel de atletas em um importante evento de lazer e recreação: os Jogos Rurais Sol a Sol. A maior parte das fases municipais de 2015 já foi realizada, sendo que os primeiros colocados das diferentes modalidades se encontram no final de novembro, na etapa regional, que acontece em Tuparendi.

A iniciativa surgiu no início da década de 80, por meio da Emater/RS-Ascar, diante da reivindicação de um espaço de lazer de qualidade no meio rural. Ao longo dos anos, novas modalidades esportivas foram sendo agregadas para atingir as diferentes faixas etárias de homens e mulheres do meio rural. Corrida do saco, cabo de guerra, corrida do ovo na colher, corte de lenha, voleibol, futebol, salto em distâncias, corrida, bocha tradicional, bocha tiro 48 e chute no pneu são algumas das atividades que permitem a confraternização entre os atletas rurais.

Nestes 33 anos contínuos, os eventos resultaram em mais de 15 mil obras e ações realizadas a partir de mutirões comunitários, reivindicações e com a aplicação dos recursos financeiros advindos dos jogos.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, a iniciativa segue por ser um evento que dá às famílias rurais a oportunidade de confraternizar e ter momentos de lazer em que se descobrem talentos nas mais diversas modalidades de competições realizadas.

Neste ano, a fase municipal dos Jogos já aconteceu nos municípios de Tuparendi, Dezesseis de Novembro, Salvador das Missões, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, Boa Vista do Buricá, Guarani das Missões, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Campina das Missões, Nova Candelária, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Porto Mauá e Ubiretama. A fase municipal acontece em novembro nos municípios de Santo Antônio das Missões, Porto Xavier, Ubiretama, Cerro Largo, Garruchos e Roque Gonzales.

A etapa regional será no dia 29 de novembro, na comunidade de São Marcos, interior de Tuparendi. Para informações sobre como participar, os interessados devem procurar os escritórios da Emater/RS-Ascar em seus municípios.


Fonte: Comunicação Emater/RS-Ascar
Postado Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter