Grupo de tabagismo é iniciado em Nova Candelária


O tabagismo (dependência psicológica do consumo de tabaco) é um dos grandes fatores causadores de câncer de pulmão, enfisema, derrames, entre outros.

Sendo o tabagista o único responsável para aderir à um tratamento e viver uma vida mais saudável, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Candelária, deu início na última semana ao Grupo de Tabagismo, como forma de auxiliar o fumante no combate ao vício do cigarro.

O Programa de tratamento e acompanhamento do fumante tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e as consequências relacionadas ao consumo de tabaco.

Profissionais da Unidade Básica de Saúde do município buscaram capacitação na cidade de Porto Alegre, para melhorar a qualidade de vida dos atuais dependentes. A equipe que atua no projeto é formada por um médico, equipe de enfermagem, psicóloga, farmacêutica e educadora física, que irão acompanhar periodicamente os participantes do programa.

O Grupo de Tabagismo está em sua segunda edição. Em seu primeiro ciclo, realizado no ano de 2010, dos 13 participantes, 7 pararam de fumar ao final dos encontros.

Inicialmente as reuniões acontecem uma vez por semana. Os participantes também têm acesso à medicamentos para ajudar no combate ao vício, desde que diagnosticada a necessidade.

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, se você parar de fumar agora, diversas mudanças ocorrem no seu organismo:
.    Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

.    Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
.    Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
.    Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
.    Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
.    Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
.    Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
.    Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. Maiores informações sobre o grupo de tabagismo podem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde de Nova Candelária, pelo telefone 3616-6336.


Fonte/Fotos: Comunicação Prefeitura Nova Candelária/Maira Dill
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter