Governo prorroga até o dia 30 prazo para pagamento do eSocial


Após falhas no sistema do eSocial, a presidente Dilma Rousseff decidiu prorrogar até o dia 30 de novembro o prazo de pagamento dos tributos para empregadores domésticos. Mais cedo, o Palácio do Planalto havia informado que seria até o dia 6 de dezembro, mas durante a noite desta quarta-feira corrigiu a informação. O último dia para quitação sem multas seria na sexta-feira (6). A presidenta assinou uma portaria interministerial, que será publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

A Receita Federal decidiu encaminhar o pedido de adiamento depois de receber relatório do Serpro indicando que o sistema de cadastramento e pagamento continua apresentando "instabilidade" na reta final do prazo de pagamento. Mais cedo, a própria Receita Federal e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já haviam admitido a possibilidade de prorrogação dos prazos para emissão e pagamento das guias referentes ao eSocial por causa das constantes falhas no sistema.

A gerente regional do eSocial, Alexsandra Basso, afirma que essa é uma dificuldade que está ocorrendo somente nessa fase de implantação.

"A partir do mês seguinte a pessoa física vai poder realizar sua informação apertando só três teclas. Vai preencher a data do pagamento, encerrar o movimento da folha e gerar a guia. São só essas as informações que ele vai ter de prestar", destaca.

Pelo quarto dia consecutivo, contribuintes que tentaram emitir a guia do eSocial não conseguiram completar o processo por uma falha.


Fonte: Rádio Gaúcha
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter