Governo do RS recebe 7 pedidos para reconsiderar bandeiras do distanciamento controlado


O Governo do Rio Grande do Sul informou, na manhã deste domingo (30), que recebeu sete pedidos de reconsideração de bandeiras do modelo de distanciamento controlado, usado para prevenção e combate à pandemia de coronavírus. O mapa preliminar, divulgado na sexta-feira (28), coloca 10 regiões em bandeira vermelha.
Pedidos são de regiões preliminarmente em vermelho que pedem a permanência em bandeira laranja.
É o menor número de pedidos de reconsideração, desde que a possibilidade foi criada, segundo a administração estadual.
Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo e o mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (31).

Mais da metade da população em bandeira vermelha
Se for referendado o mapa com essas regiões em bandeira vermelha, pelos menos 6,1 milhões de pessoas (54,1% da população) ficarão sob risco epidemiológico alto para coronavírus.
No entanto, dos 240 municípios com esta classificação, 113 podem adotar protocolos de bandeira laranja, sem necessidade de recurso, porque não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. São 562 mil habitantes nessas condições, ou 5% do estado.

Cogestão
Regiões classificadas em situação mais grave mas que constituíram um plano regional próprio podem adotar medidas mais brandas, independentemente do mapa final do estado. O governo do RS já aprovou, até aqui, 11 protocolos de regiões que estão habilitadas a adotarem suas próprias regras: Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Capão da Canoa, Lajeado, Caxias do Sul e Santa Cruz.
Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa também apresentaram protocolos próprios, que ainda estão sob análise.

Bandeira Vermelha
Porto Alegre
Canoas
Novo Hamburgo
Palmeira das Missões
Taquara
Santo Ângelo
Santa Rosa
Passo Fundo
Ijuí
Cruz Alta

Bandeira Laranja
Bagé
Santa Maria
Cachoeira do Sul
Caxias do Sul
Erechim
Uruguaiana
Capão da Canoa
Guaíba
Pelotas
Santa Cruz do Sul
Lajeado

Fonte: G1 RS

Aplicativo

Facebook


Twitter