Governo do RS anuncia novo decreto que fecha o comércio em todo estado até 15 de abril


O governo do RS anunciou, na noite desta terça-feira (31), o fechamento do comércio em todo o Rio Grande do Sul até o dia 15, por um novo decreto com medidas para conter o avanço do novo coronavírus que passa a valer a partir da publicação, na quarta (1º).
Em pronunciamento à noite, o governador Eduardo Leite observou que, com os últimos casos confirmados da doença no estado, o coronavírus chegou a pouco mais de 10% dos municípios. São 305 infectados em 51 cidades.
"Justamente agora, no momento que temos disseminação maior do coronavírus é que entendemos, por análise dos dados, que mais se revela importante a restrição", informou.
Citando esforços para "robustecer" o sistema de saúde, adquirindo mais testes, equipando hospitais com UTIs, Leite observou que é neste momento que o estado deve ser mais rigoroso e "não afrouxar" restrições.
O decreto de calamidade pública, editado em 19 de março, determinou o fechamento de shoppings centes e centros comerciais. Os municípios passaram a publicar suas próprias normas, algumas delas restringindo totalmente a atividade de comércios e serviços.
Na semana passada, algumas prefeituras começaram a relaxar as medidas, permitindo a reabertura dos estabelecimentos, desde que observadas normas de segurança.
Os serviços considerados essenciais, que envolvem alimentação, abastecimento, energia, telecomunicação, saneamento, telecomunicações saneamento básico e cuidados médicos, além de indústria e construção civil, permanecem mantidos.
Mais cedo, também na terça-feira (31), o governador havia anunciado a prorrogação da suspensão de aulas nas instituições de ensino, da educação básica e superior, privada ou pública, até o dia 30 de abril. A previsão inicial de retomar as atividades era na sexta-feira (3).

Fonte: G1 RS

Aplicativo

Facebook


Twitter