Governador esteve na região visitando feiras no final de semana


O governador José Ivo Sartori visitou, neste sábado (3), a Expo São Luiz, em São Luiz Gonzaga, uma feira que integra comércio, indústria, agricultura, pecuária e serviços, ligados pelo conhecimento, sociabilidade, economia, cultura e sustentabilidade. Acompanhado do presidente do evento, Sérgio Torres dos Santos, do prefeito do município, Junaro Rambo Figueiredo, autoridades e representantes de entidades locais e regionais, o governador conferiu alguns estandes distribuídos pelo Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Conforme Sartori, São Luiz Gonzaga tem, através deste evento, a oportunidade de ampliar e prospectar negócios, além de valorizar a cultura e o lazer. "A mobilização e a participação nos mais diversos segmentos, do comércio ao agronegócio, são exemplos do Rio Grande que dá certo", disse o governador. "A Expo São Luiz acontece porque existe a união das entidades e das pessoas que trabalham na realização do evento, congregando todos que nos prestigiam," afirmou o presidente da feira.

O governador José Ivo Sartori também participou, no sábado (3), da abertura da colheita do trigo no Rio Grande do Sul e da Fenatrigo - Feira Nacional do Trigo, no município de Cruz Alta. A feira busca prestigiar e incentivar as atividades econômicas ligadas à agropecuária, indústria, comércio, serviços, lazer e cultura na Região Noroeste, além de atrair novos investimentos para o setor.

A expectativa era de uma safra de 2,5 milhões de toneladas de trigo, mas, com as geadas e as chuvas que atingiram o Estado, a safra deve ficar em 2,19 milhões de toneladas conforme dados da Emater. A estimativa é de que as perdas nas lavouras fiquem em 10% da inicial prevista. A produtividade média no início desta colheita é de cerca de 2.400 kg/hectare.

A Fenatrigo, que se iniciou no dia 30 de setembro, encerrou neste domingo (4). Com um total de 400 expositores, a expectativa é de que passem pelo parque aproximadamente 100 mil visitantes.

De acordo com Sartori, a feira é uma oportunidade de agregar o campo à cidade e de integrar o local e o regional. "É o exemplo do Rio Grande que dá certo, onde há espaço para a qualificação, acesso a novas tecnologias e à produção da cadeia do trigo.

Acompanharam o governador, os secretários da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, de Transportes, Pedro Westphalen, e de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella. Também participaram deputados federais, o prefeito de Cruz Ata, Juliano da Silva, o presidente da Emater, Clair Kun, o presidente da Associação Fenatrigo, Gustavo Bilibio, e o presidente da feira, Airton Becker.


Fonte: Comunicação Governo do RS
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter