Ex-aluna do Centro de Idiomas participa de intercâmbio na Alemanha


A ex-aluna do Centro de Idiomas Setrem Olga Luísa Herbertz participou de um intercâmbio de dois meses na Alemanha. Ela está concluindo sua formação em Licenciatura em Letras - Português e Alemão, pelo Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA) e a viagem é realizada todos os anos pelos estudantes concluintes do 6º semestre.

Durante 50 dias, Olga passou por sete cidades e estados diferentes, onde participou de uma programação cultural, bem como conheceu escolas de diferentes modelos e realizou cursos em universidades parceiras. Ao site do PASCH no Brasil, Olga descreveu esta intensa experiência na Alemanha. Leia abaixo:

 

"Em janeiro e fevereiro vivi uma intensa experiência na Alemanha. Durante 50 dias, passei por 7 cidades e estados diferentes, onde participei de uma programação cultural, bem como conheci escolas de diferentes modelos e realizei cursos em universidades parceiras.

O programa do qual participei é realizado todos os anos pelos estudantes concluintes do 6º semestre da Licenciatura de Letras - Português e Alemão e bolsistas do Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã. Para viabilizar minha participação no programa recebi ainda uma bolsa para ajuda nos custos da Obra Gustavo Adolfo, instituição ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que, entre outros, investe no fortalecimento do ensino de Língua Alemã no Brasil.

A primeira estação foi na cidade de Leipzig, onde realizei um curso de aprofundamento dos conhecimentos em língua alemã e metodologias para professores da área de DaF (Deutsch als Fremdsprache) no Herder Institut (instituto ligado a Universidade de Leipzig). Durante 10 dias, tive aulas de gramática e fonética, além de realizar um projeto sobre a utilização de arte e história nas aulas de língua alemã. Leipzig encantou todo o grupo, pelas inúmeras possibilidades de uma cidade que se firma como universitária.

As próximas estações foram Ro?lau e Wörlitz, pequenas cidades no estado de Sachsen Anhalt, onde pude fazer observações em escolas locais. Duas experiências aqui foram fundamentais e interessantes: A visita a uma escola de Educação Infantil (Kindergarten-Kita) e a um espaço onde adolescentes e adultos com deficiência são orientados e encaminhados ao trabalho.

Em Berlin, próxima estação, conheci três diferentes escolas (pública, privada e bilíngue/europeia), além de participar de uma programação política e cultural muito interessante com o Ministério das Relações Exteriores do governo Alemão e a Embaixada do Brasil na Alemanha.

Na última semana de janeiro visitei a cidade de Rheinböllen, na região de Hünsrück, de onde vieram grande parte dos imigrantes alemães no final do século XIX.

Já em fevereiro, conheci Bremen e pude participar de uma aula com futuros professores e participar de um projeto de Rallye (metodologia que pode ser utilizada em DaF Unterricht) na Assembleia Legislativa do estado de Bremen.

Por fim, a última estação foi Göttingen: lá fui recebida na Zentrale Einrichtung für Lehrerinnen- und Lehrerbildung (Central para formação de professores e professoras) na Georg-August-Universität. Durante a semana, trocamos informações sobre a formação de professores no Brasil e na Alemanha, além de realizar workshops sobre Fake News, mundo digital na educação, democracia e diversidade.

Enquanto futura professora e estudante da língua, estou profundamente agradecida pela oportunidade de vivenciar a cultura, a política e a história do país dessa forma. Foram dois meses de muitas atividades, densos e cansativos, mas igualmente incríveis, que a língua alemã me proporcionou."

Aplicativo

Facebook


Twitter