Escolas Rurais da região de Santa Rosa recebem doação de livros


"Sempre é tempo de aprender porque a vida ensina a todo o momento", estes são os dizeres da contracapa do livro que uniu e reuniu professores e estudantes, representantes da Emater/RS-Ascar e 17ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) nesta terça-feira (06/10), na Escola Estadual de Educação José Alfredo Nedel, da Vila Sete de Setembro, interior de Santa Rosa. Na oportunidade, a Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres (CooperInfo Rural) recebeu a doação de 250 livros que apresentam "As vivências do Repórter Rural", compartilhadas pelo autor Marco Medronha, atualmente gerente estadual de Comunicação da Emater/RS-Ascar.  

A partir dos livros recebidos a Cooperativa pretende compartilhar a oportunidade da leitura com diferentes moradores do meio rural da região. Segundo a presidente da CooperInfo Rural, Patrícia Aline Bullert, 60 livros serão doados para bibliotecas das escolas rurais de abrangência da 17ª CRE, 10 livros para a Escola José Alfredo Nedel, que recebe alunos de aproximadamente 10 comunidades rurais, e um livro para cada associado da Cooperativa de Alunos-Repórteres. "Para a distribuição dos demais livros lançaremos a campanha Troque um Poema por um Livro. Cada aluno interessado deve escrever um poema sobre o meio rural, que será exposto em um varal literário na escola. Em contrapartida, recebe um livro", explica Patrícia.

Segundo a coordenadora regional de educação, Roseli Führ Schafer, a doação dos livros representa a valorização das escolas do meio rural, que agora terão mais um instrumento de construção de conhecimento. A vice-diretora da Escola, Marisa Witczak Machado, reiterou "o apoio da Emater no trabalho desenvolvido junto à CooperInfo Rural, valorizando o meio rural e suas diferentes potencialidades".

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, que na oportunidade esteve acompanhado do coordenador da Unidade de Cooperativismo, Marcos Servat, e do chefe do Escritório Municipal, Celso Fanfa, ambos também da Emater/RS-Ascar, reiterou a importância do acesso à leitura e à informação, assim como à assistência, para que as pessoas possam refletir sobre alternativas que melhorem a qualidade de vida, contemplando a área econômica e social.

O autor
Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e formado no Curso Superior de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, Marco Medronha começou como profissional na Emater/RS-Ascar, em 1980. Na academia foi professor universitário, ministrando disciplinas de Comunicação Rural, Televisão e Telejornalismo. Marco, entre outras inúmeras pessoas, é um dos entusiastas do trabalho realizado pela Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres (CooperInfo Rural) e por isso realizou a doação de 250 livros à Escola Estadual José Alfredo Nedel, de Santa Rosa. "O ato foi uma forma de simbolizar a gratidão ao apoio cultural que recebi dos meus patrocinadores e também um desejo de fazer o livro chegar aos agricultores, seus familiares e principalmente aos jovens", destaca o autor.

A CooperInfo Rural
O surgimento da Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres é resultado de um trabalho em parceria. Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo Nedel passaram a ter um espaço de debate sobre suas necessidades e anseios no meio rural a partir da fundação da cooperativa em 2013. Ela foi decorrente de oficinas de comunicação, ministradas por estudantes e professores do curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, e de cooperativismo, conduzidas pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar.

Os jovens alunos-repórteres têm como missão divulgar potencialidades e políticas públicas voltadas ao meio rural em um jornal, o J.I Rural, blog e página em rede social próprios.


Fonte: Comunicação Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter