Entidades unem-se para recuperação de Área de Preservação Permanente do Rio Inhacorá


O compromisso com a preservação de recursos naturais é comum a diversas entidades que buscam o bem-estar público e a qualidade de vida das pessoas. É com este propósito, que a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) de Boa Vista do Buricá elaborou um projeto de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Inhacorá, em uma extensão de 14.113 metros. A aquisição das 2 mil mudas que estão sendo plantadas conta com o apoio financeiro da Corsan e do Fundo Municipal do Meio Ambiente, e o plantio conta com o apoio de diversas entidades.
A ação, que iniciou na primeira semana de setembro, nas imediações da barragem de captação da Corsan, na localidade de Linha Pardo, interior de Boa Vista do Buricá, conta com o envolvimento de servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Viação, Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Barão do Rio Branco e conselheiros do Meio Ambiente. O plantio segue durante o mês de setembro, completando o circuito quando chegar à divisa entre Boa Vista do Buricá e São Martinho.
As mudas de árvores nativas de espécies como ingá, cereja, guabiju, araçá, jabuticaba, canafístula, ipê, guajuvira estão sendo plantadas em área delimitada de no mínimo cinco metros a partir do leito do Rio Inhacorá e isoladas com cercas, quando necessário, evitando o pisoteamento de animais na área, dificultando a regeneração.
Com a proteção das Áreas de Preservação Permanente, busca-se a preservação das biodiversidades e de rios, lagos e nascentes, diminuindo o escoamento superficial e o carregamento de sedimentos para os cursos d'água em virtude da erosão hídrica.
Ações socioambientais, com o intuito de estimular a adoção de tecnologias socialmente justas e ambientalmente adequadas aos recursos disponíveis, também integram as diretrizes de atuação da Emater/RS-Ascar, buscando direcionar o acesso ao conhecimento para o processo de produção eficiente e sustentável, sem perda da competitividade.

Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter