Entidades assinam termo de compromisso pela conservação dos solos no Noroeste Gaúcho


Em solenidade de lançamento da campanha de uso, manejo e conservação do solo, entidades e autoridades assinaram termo de cooperação técnica com estratégias para atender as demandas regionais para cuidado com o solo. O ato ocorreu nesta sexta-feira (07/08), no Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa, e é considerado um marco histórico de retomada da temática como foco prioritário de ação no Noroeste Gaúcho.  

A ação é organizada pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Emater/RS-Ascar, Coopermil e conta com o apoio de diferentes cooperativas e entidades de ensino e pesquisa. O coordenador dos secretários de Agricultura Darcí Napivoski esclareceu que a campanha é resultado de um trabalho desenvolvido desde agosto de 2014, a partir do estímulo da Emater/RS-Ascar. "Desde então foi formada uma comissão sobre o tema, coordenada pelo prefeito José Seger, que passou a se reunir para discutir as práticas que vinham sendo adotadas e novas estratégias para combater a degradação do solo", relatou o também secretário de Agricultura de Horizontina.

Já o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar e doutor em Solos Edemar Streck esclareceu o funcionamento da campanha e a proposta do Termo de Cooperação assinado pelas entidades. Seminários, demonstrações de método, reuniões nas comunidades, instalação de unidades demonstrativas ou de referência e materiais de divulgação estão entre os próximos passos da campanha. "Seguindo esse compromisso, a região de Santa Rosa será marco de referência para todo o Estado", destacou Streck.

Segundo o presidente da AMGSR, prefeito de Três de Maio Olívio José Casali, a Associação dos Municípios comunga eixos comuns de desenvolvimento e no ato oficial confirmou mais um que se torna compromisso, que é do cuidado com os solos.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, reiterou a importância de um trabalho conjunto, olhando para o homem do campo como grande armazenador de água. "Se ele utilizar o manejo correto do solo, vai infiltrar e armazenar nossa água, evitando maiores transtornos em momentos climáticos de dificuldade. Por outro lado, o trabalho deve visar a independência dos agricultores, levando tecnologia e atentando ao solo, para garantir rentabilidade e qualidade de vida", afirmou.

Já o secretário estadual de Agricultura e Pecuária Ernani Polo reiterou que esse é um momento que tem total relação com a mobilização que está sendo organizada em todo o Estado. "Estamos, em conjunto com entidades parceiras, preparando um Programa Estadual de Solos e Água que não seja de Governo e sim de Estado, que possa ser desenvolvido de forma permanente e continuada", relatou.

Cada um dos 20 municípios que integram a campanha receberá um kit para auxiliar os trabalhos de divulgação da campanha, que contém CD com palestras, vídeos, folders e cartazes. "Acreditamos neste pedaço de Estado e do Brasil, resgatando um dos compromissos vitais, que é cuidar de nossa terra. Porque conhecemos, amamos e porque amamos, queremos cuidar", destacou o prefeito de Santa Rosa Alcides Vicini.

O termo de compromisso e de cooperação técnica não é fechado, caso existam entidades interessadas em contribuir e aderir ao termo de cooperação, basta indicar quais ações se dispõe a realizar e cooperar. Para tanto, poderá entrar em contato com a AMGSR ou com o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa ou com qualquer um dos coordenadores da campanha.

Entre as demais autoridades presentes estiveram o prefeito de Santa Rosa Alcides Vicini, o secretário estadual de Agricultura e Pecuária Ernani Polo, o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar Clair Thomé Kuhn - que no ato também representou o secretario estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo Tarcísio Minetto, presidente da Coopermil Joel Antônio Capeletti, gerente regional da Emater/RS-Ascar Luiz Nelmo de Menezes Vargas, presidente da Cotrimaio Silceu Dalberto, presidente da Cotrirosa Eduíno Wilkomm, presidente da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa Pedrinho Signori, diretor da Setrem Flávio Magedanz, diretor da Universidade Federal de Cerro Largo Ivann Carlos Lago, professor da Universidade Federal de Santa Maria Jean Minella, presidente da Cooperluz Querino Volkmer, presidente da Certhil Kurt Grenzel e representante do Corede Fronteira Noroeste, sendo que pelo menos um representante de cada entidade, assinou o termo de cooperação técnica. Assim como o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Manejo de Recursos Naturais Fernando Dornelles Fagundes, o gerente técnico da Coopermil Sérgio Schneider, gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Wschburger e o gerente técnico adjunto da Emater/RS-Ascar Rogério Mazzardo, além da presença de prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Agricultura de toda região.


Fonte: Comunicação Emater Regional Santa Rosa
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter