Dia D da Campanha de Vacinação contra a Pólio


Neste final de semana, aconteceu o dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação em todo o país, em São Martinho não foi diferente, a equipe de vacinação da Unidade Básica de Saúde esteve atendendo durante todo o sábado, dia 15/08, na qual vacinaram 115 crianças. A campanha da vacina contra a pólio e a campanha de multivacinação acontecerá até o dia 31 de agosto, para crianças de zero a cinco anos de idade incompletos (04 anos, 11 meses e 29 dias), e é obrigatório trazer o cartão de vacina e o cartão SUS da criança junto.

Em São Martinho a meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir 95% das crianças da faixa etária, até terça-feira (18/08) já haviam atingido aproximadamente 64,08% da meta, ou seja, haviam vacinado 157 crianças das 245 que precisam tomar as gotinhas.

A poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda, altamente contagiosa que afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido por meio de alimentos e água contaminados. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus nas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Quando contaminada pelo vírus, este se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição. Não existe tratamento contra a pólio, e somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter