Defesa Civil: 1350 residências danificadas em decorrencia de temporais no RS


A Defesa Civil do Estado segue trabalhando em conjunto com as Coordenadorias Municipais e com outros órgãos estatais e privados, na assistência e socorro às pessoas atingidas pelas chuvas, granizo e ventos que afetam o Estado desde a noite da última quarta-feira.

Neste momento são contabilizadas 1350 residências danificadas, 360 pessoas desabrigadas e 195 pessoas desalojadas.

 Estão sendo distribuídas lonas para a cobertura das residências e, bem como as pessoas desabrigadas foram realocadas em salões paroquiais, ginásios de esportes e outros locais sob a tutela do Poder Público.

Neste momento, as principais cidades atingidas são (em ordem alfabética): Alegrete, Cachoeira do Sul, Campestre da Serra, Candiota, Faxinal do Soturno, Itaara, Itaqui, Jaguari, Jóia, Mata, Mato Leão, Nova Palma, Quaraí,      Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santiago, São Gabriel, Sinimbu e Vacaria.

Seguem os avisos de chuvas intensas para os próximos dias para todo o Estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de galhos de árvores, incidência de descargas elétricas e queda granizo para os próximos dias.

Acompanhando o comportamento dos rios do Estado, informamos que os municípios de Montenegro e São Sebastião do Caí entraram em estado de alerta, em virtude da rio Caí estar a 30 cm do nível de inundação. Quanto às bacias Taquari, dos Sinos e Uruguai, estima-se pelo monitoramento dos níveis, que há possibilidade, mantendo-se o quadro de elevação atual, de cheias a partir da madrugada e início da manhã de sexta-feira.

Qualquer informação ou pedido de auxilio deve ser encaminhado através do telefone 199.


Fonte: Comunicação Defesa Civil
Foto: Paulo Rocha/Rádio Gaúcha
Postado por Lucas Mumbach

Aplicativo

Facebook


Twitter