Sema apresenta novidades para municípios da Rota do Yucumã


A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, participa, nesta sexta-feira (4), de reunião com os prefeitos dos 32 municípios que integram o Consórcio Rota do Yucumã. Durante o encontro, que acontece a partir das 9h, no auditório da Câmara de Vereadores de Coronel Bicaco, Ana Pellini vai apresentar aos gestores os termos de convênio de cooperação a ser firmado entre a Sema e o consórcio. O objetivo do acordo é implantar ações conjuntas para estimular o turismo na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Localizado no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, fronteira com a Argentina, o Salto do Yucumã tem 1,8 quilômetro de extensão e é considerado a maior queda d'água horizontal do mundo. Apesar do grande potencial turístico, a falta de infraestrutura é um passivo histórico que desestimula as pessoas a visitarem o parque. Na última reunião com os prefeitos, há três meses, no Palácio Piratini, quando foi anunciado acordo que determina a visibilidade do Salto do Yucumã aos finais de semana, Ana Pellini assumiu o compromisso de buscar alternativas para fornecer água potável aos visitantes do Turvo.

"O governo busca alternativas para resolver antigos problemas do Parque Estadual do Turvo. Assumimos esse compromisso e agora estamos apresentando a solução para essas demandas, que são um anseio da comunidade", destacou a secretária. Segundo ela, dois poços artesianos serão perfurados no Parque do Turvo, possibilitando o abastecimento de água. Orçado em cerca de R$ 60 mil, o projeto será custeado com recursos de medidas compensatórias. A estimativa é de que os poços fiquem prontos em 30 dias.

Para operacionalizar os poços artesianos, será preciso dispor de energia no local. Professores e estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Regional Integrada (URI) de São Luiz Gonzaga desenvolveram e apresentaram à Sema um projeto de instalação de placas foto-voltaicas. A partir da geração de energia solar, será possível viabilizar o funcionamento de bebedouros com água gelada no parque. O projeto está sendo analisado pela Sema.

Ana Pellini também vai falar aos prefeitos sobre a proposta de construção de um mirante no Salto do Yucumã. A ideia é firmar parceria com uma universidade para erguer a estrutura, prevista no plano de manejo da Unidade de Conservação.

Conforme o termo de cooperação, a Sema deve conceder desconto de 50% para os moradores do municípios da Rota do Yucumã que aderirem ao convênio. Caberá às prefeituras fornecer mão de obra, material e máquinas para melhorar a logística de acesso ao Parque do Turvo.

Esses assuntos também serão apresentados aos integrantes do Conselho Gestor do Parque Estadual do Turvo, durante reunião que será realizada no mesmo dia, às 14h, na sede da Unidade de Conservação, em Derrubadas, onde serão debatidos, ainda, a fiscalização do parque e o manejo de espécies exóticas invasoras, entre outros temas.

Texto: Ascom Sema
Edição: Sílvia Lago/Secom

Aplicativo

Facebook


Twitter