FENASOJA 2018: Emater/RS-Ascar prepara intensa programação


De 27/04 a 06/05, o Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa abre os portões para a 22ª edição da Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018). Para apresentar propostas a diferentes públicos do meio rural e urbano, a Emater/RS-Ascar está diretamente envolvida com a organização de atrações junto à área da Exporural, na Cozinha da Soja, Caminhos da Soja e Pavilhão da Agricultura Familiar e Agroindústria.

As propostas apresentadas buscam aproximar o público de informações e tecnologias inseridas nas diretrizes de inclusão social e produtiva, ações socioambientais, melhoria das condições de trabalho e defesa e garantia de direitos.

 

Caminhos da Soja

Entre as atrações que estão sendo organizadas, com envolvimento da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados estão os cenários dos Caminhos da Soja. Num espaço de 500 m² serão apresentados cenários interligados que contam a trajetória da soja e sua influência na história das comunidades do Noroeste gaúcho, em especial de Santa Rosa.

Ao entrar no espaço, chega-se aos aposentos de uma casa da metade do século passado e segue-se por cenários que revelam parte da história da introdução da soja na região e sua evolução em relação ao consumo, comercialização, industrialização, diversificação de uso, cooperativismo, assistência técnica e extensão rural. Documentos, equipamentos e veículos antigos remetem à colonização da região, evolução da produção e manejo da soja "da foice à colheitadeira", relação da soja e da suinocultura, tecnologias de produção e comercialização, práticas conservacionistas do solo, crédito e proposta de manejo integrado de pragas e doenças nas culturas de grãos. Também haverá espaço que representa a diversificação com piscicultura, apicultura, bovinocultura, agroindústria e plantas bioativas.

O espaço organizado pela Emater/RS-Ascar, através da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, conta com o apoio também da Secretaria de Cultura e Turismo, que disponibiliza móveis e peças do arquivo do Museu Municipal e da AGCO, com o fornecimento de máquinas e de produtores locais que forneceram materiais. O local estará aberto para visitação durante os 10 dias da feira.

Exporural

Os lotes da Exporural apresentam novidades na área de sementes, adubação e manejo vegetal e animal. Mais de 1 mil agricultores, vindos de cerca de 35 municípios devem participar dos dias de campo promovidos pela Emater/RS-Ascar. Os eventos acontecem dias 30/04, 02/05, 03/05 e 04/05, a partir das 9h, com a apresentação de propostas e tecnologias de produção em diferentes áreas.

Os temas das estações serão gestão na atividade leiteira; produção de autoconsumo e venda de excedente (horta com sistema protegido e sistema hidropônico e semi-hidropônico, pomar, avicultura); energias alternativas, com ênfase na fotovoltaica e biodigestores; e manejo integrados de pragas e doenças na cultura da soja. Os temas solo e crédito serão transversais às estações. Na quinta estação, conduzida pela Unicooper e Arede, serão apresentadas propostas de insumos biológicos na cultura da soja.

Durante os 10 dias da Fenasoja, as parcelas da Emater/RS-Ascar também estarão à disposição para visitação, com exposição de propostas também de sistemas de produção de hortaliças em sistema hidropônico e semi-hidropônico, sistema silvipastoril, plantas bioativas, sistemas de irrigação, orientações sobre elaboração de projetos de crédito, entre outros temas. 

Outra atração é a realização da terceira edição do encerramento oficial da colheita da soja, no dia 27/04. Nesta data será realizada a divulgação dos dados oficiais da colheita no Estado, pela Emater/RS-Ascar, e no país, pela Conab.

Cozinha da Soja

A Cozinha da Soja será coordenada pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Administração Municipal de Santa Rosa, através da Assessoria de Políticas para as Mulheres, e da Coopermil. Diariamente, às 10h30 e às 15h, serão realizadas oficinas gratuitas de preparo de pratos com todos os visitantes interessados em disponibilizar alguns minutos para se familiarizar com receitas práticas, fáceis e saborosas com derivados de soja.

Festival de Pratos Derivados de Soja

Previsto para o dia 02/05, às 14 horas, e já tradicional na feira, envolve em torno de 40 municípios da região. O Festival, organizado pela Emater/RS-Ascar e apoiado pela Coopermil e Administrações Municipais, mobilizou a Fronteira Noroeste e as Missões em seletivas municipais para a escolha das delícias que irão compor o evento, que acontece no Centro Administrativo do Parque de Exposições.

As receitas de todos os pratos estarão elencadas em um livro que será distribuído durante o Festival.

Seminário Tecnologia Biológica na Cultura da Soja

Na quinta-feira (03/05), às 14h, acontece o Seminário sobre tecnologia biológica na cultura da soja, no centro administrativo do Parque de Exposições. O evento é organizado pela Arede, Emater/RS-Ascar e Unicooper, com apoio da Simbiose Agro e Cooperluz. Serão abordados os temas manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Fernando Dorneles Fagundes; resultados práticos do uso do controle biológico na cultura da soja, pelo engenheiro agrônomo da Arede, Cezar Alexandre Bourscheidt;  e pesquisas e tecnologias disponíveis para o controle biológico na produção da soja pelo Gerente de Marketing da Simbiose-Agro, Deraldo Horn.

Bolo da Fenasoja 

No dia 04/05, às 17 h, o bolo da Fenasoja - com soja em sua composição - será compartilhado com os visitantes e as autoridades que prestigiam a feira. O mesmo será cortado em frente à Cozinha da Soja, onde será elaborado por extensionistas da Emater/RS-Ascar.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Aplicativo

Facebook


Twitter