Agricultores da região são beneficiados em nova etapa de construção de açudes


A construção de açudes, por meio do Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, tem avançado no Noroeste do Estado. Em reunião realizada nesta terça-feira (24/04), em Campina das Missões, foi definido o roteiro a ser realizado em 10 municípios da região de Santa Rosa na nova etapa das obras que inicia-se na próxima semana.

Participaram da reunião, representando a Emater/RS-Ascar, o gerente regional Ademir Renato Nedel, assistente técnico regional na área de Manejo de Recursos Naturais, Marco André Junges, a supervisora Ancila Altmann, supervisor Flávio Fagonde e técnicos dos escritórios municipais. Também estiveram presentes representantes da empresa vencedora da licitação, Terpacon, prefeitos, secretários da Agricultura dos municípios contemplados e representantes da SDR, Carlos Gabriel Nunes dos Santos e Lidiane da Silveira de Oliveira.  O roteiro das obras inicia-se em Campina das Missões, seguindo por Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Porto Mauá, Tuparendi, Santo Cristo, Candido Godói, Santa Rosa, e encerrando em Senador Salgado Filho.

No total, a Emater/RS-Ascar, conveniada com a SDR, elaborou 450 projetos de açudes em 44 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões, cujas obras iniciaram-se em dois lotes no mês de fevereiro e seguem nos próximos meses em mais um lote, sendo beneficiados aproximadamente 10 produtores por município. 

Os recursos são oriundos do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), sendo que não há custo adicional ao produtor. No Estado são 979 açudes em propriedades da agricultura familiar, sendo 99 municípios contemplados, num montante de R$ 5.507.168,50.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, reitera que a execução das obras dos açudes é importante porque é uma reserva e maior segurança de água na pequena propriedade rural, que servirá principalmente para a dessedentação animal, piscicultura e irrigação e, com isso, gerar mais renda para a família.

No lote 6, nas Missões, já foram contemplados os produtores beneficiados dos municípios de Santo Antônio das Missões, Bossoroca e Garruchos. As obras seguem no município de São Luiz Gonzaga e, posteriormente, continuam em  São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Roque Gonzales, São Pedro do Butiá, São Paulo das Missões, Porto Xavier e Salvador das Missões.



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Aplicativo

Facebook


Twitter